Board of Ethics

Membros
Miguel Ricou (CP 6696) (foto) Miguel Ricou

Miguel Ricou nasceu no Porto no dia 03 de outubro de 1972. É Doutorado pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra na área de Psicologia Clínica.
É Mestre em Bioética pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e Licenciado em Psicologia Clínica pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde – Norte.

Foi o primeiro Presidente do Conselho Jurisdicional da Ordem dos Psicólogos Portugueses.
É o representante Português no Board of Ethics da EFPA.
É Presidente da Comissão de Ética da Ordem dos Psicólogos Portugueses.
É membro da Comissão de Ética da Ordem dos Nutricionistas.
É membro da Comissão de Ética da Universidade da Beira Interior.
É Ethics Expert do Programa H2020 da Comissão Europeia – Directorate-general for research & innovation.

É Professor Auxiliar na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. É ainda docente nos Doutoramentos em Bioética e em Cuidados Paliativos e nos Mestrados em Bioética e em Cuidados Paliativos da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. É também responsável pela Unidade Curricular de “Psicopatologia” da Licenciatura em Psicologia da Universidade Portucalense Infante D. Henrique. É membro integrado do CINTESIS - Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde.

Já apresentou mais de quatro centenas de comunicações em congressos, publicou mais de quatro dezenas de artigos científicos e capítulos de livros, bem como dois livros na área da Ética Profissional.