Comissão Técnica do Censo OPP 2018

O Censo OPP é um processo normalizado de recolha, tratamento, análise e difusão de dados referente aos Psicólogos Portugueses que possibilita o retrato dos profissionais e das suas condições de trabalho. Os dados do Censo OPP são essenciais para a análise da estrutura da profissão, da sua evolução e tendências constituindo-se valiosos instrumentos de diagnóstico, planeamento e intervenção nos mais variados domínios do exercício da profissão de Psicólogo e do contributo destes e da psicologia na sociedade.

Para integrar a referida Comissão Técnica, que terá como objectivo a construção do Censo OPP 2018 e coordenação da recolha de dados (2018) e Coordenação do tratamento e análise de dados e elaboração de publicação Censo OPP 2018 /2019

Presidente
Teresa Espassandim (CP 519) (foto) Teresa Espassandim

Psicóloga, licenciada em Psicologia pela FPCE-UP, pós-graduada em Juventude: Novos Contextos e Intervenções pela UP e em Psiquiatria e Saúde Mental pela FMUP, Psicoterapeuta pela Sociedade Portuguesa de Psicoterapia Centrada no Cliente e Abordagem Centrada na Pessoa, com títulos de Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e em Psicologia da Educação e com Especialidades avançadas em Psicoterapia e em Psicologia Vocacional e do Desenvolvimento da Carreira pela OPP.

Desde 2002, coordenadora do Gabinete de Orientação do Instituto Superior de Engenharia do Porto onde realiza avaliação e intervenção psicológica e psicoterapêutica em diferentes modalidades e desenvolve programas de promoção da saúde e bem-estar psicológico, integração e sucesso académico, desenvolvimento pessoal e social e de gestão da carreira com jovens-adultos e adultos. Psicóloga Clínica e Psicoterapeuta no Neurobios – Instituto de Neurociências. Formadora certificada pelo IEFP com experiência de mais de 4000 horas na área comportamental e em Coaching psicológico. Sócia fundadora e Presidente da Mesa da assembleia-geral da Rede de Serviços de Apoio Psicológico no Ensino Superior (RESAPES-AP). Coordenadora do Grupo de Trabalho da OPP – Intervenção do Psicólogo em Contexto de Ensino Superior. Membro da Direção da Ordem dos Psicólogos Portugueses, onde é responsável pela gestão de projetos na área do desenvolvimento profissional – estágios, empregabilidade, EUROPSY e Academia OPP.

Membros
Diana Aguiar Vieira (CP 5897)
Osvaldo Santos (CP 9088)
Sofia Mendes (CP 7502)