Grupo de Trabalho para As Questões Da Saúde Reprodutiva E Procriação Medicamente Assistida

O Grupo de Trabalho Para As Questões Da Saúde Reprodutiva E Procriação Medicamente Assistida, foi criado pelo Despacho Interno n.º 13 de 2018

Com os objectivos de:

1. Definir o papel do/a Psicólogo/a no contexto da Saúde Reprodutiva e Procriação Medicamente Assistida;
2. Desenvolver uma proposta de guidelines para prática psicológica neste contexto;
3. Elaborar documentos de suporte à ação da OPP, quando solicitados pela Direção

A actividade deste Grupo de Trabalho tem o seu término a 31 de Julho de 2019

Coordenadores
Isabel Trindade (CP 1809)
Membros
Mariana Moura Ramos (CP 263)
Mariana Veloso Martins (CP 489) (foto) Mariana Veloso Martins

Psicoterapeuta e professora auxiliar na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. É também coordenadora do European Society of Human Embryology and Reproduction (ESHRE) Psychology and Counselling Special Interest Group, integra a ESHRE Fertility Awareness and Prevention of Infertility Task Force, e é vice-presidente da secção de Psicologia da Sociedade Portuguesa de Medicina da Reprodução (SPMR). O seu trabalho de investigação tem sido dedicado à saúde reprodutiva, nomeadamente a experiência diádica de tratamentos de fertilidade, a decisão e transição para a parentalidade, e a perda gestacional.

Ana Galhardo (CP 6261) (foto) Ana Galhardo

Doutoramento em Psicologia Clínica (FPCEUC) - “Infertilidade em Portugal: Aspectos psicológicos e estudo de eficácia do Programa Baseado no Mindfulness para a Infertilidade”. Professional Training no Mind Body Program for Intertility (Boston IVF) e formação promovida pela European Society for Reproductive Medicine and Embriology (ESHRE).
Professora auxiliar no Instituto Superior Miguel Torga. Investigadora integrada do CINEICC–FPCEUC. Atividade clínica nos Hospitais da Universidade de Coimbra e na Solidus, colaborando ainda com a APFertilidade.

Ana Paula Agra (CP 3157)

Psicóloga Clínica no Hospital Divínio Espirito Santo em Ponta Delgada desde 1993. Dá consultas de sexologia, de obesidade mórbida, do sono e no Hospital de Dia de Psiquiatria.

Ana Oliveira Pereira (CP 779)
Filipa Santos (CP 1659) (foto) Filipa Santos

Psicóloga do Instituto Valenciano de Infertilidade (IVI) de Lisboa e membro da secção de psicologia da Sociedade Portuguesa de Medicina de Reprodução, especialista em psicologia clínica e da saúde e em psicoterapia pela OPP.
Desde 2006, responsável pela unidade de psicologia do IVI Lisboa, tendo implementado e desenvolvido a consulta de psicologia para pacientes com dificuldades reprodutivas, assim como para mulheres que desejam engravidar sem parceiro.
Tem sido preletora e formadora em temáticas relacionadas com a psicologia e as dificuldades reprodutivas e foi autora de um guia emocional para casais em tratamento de reprodução assistida.

Graça Silva (CP 9222)