Grupo de Trabalho para As Questões Da Saúde Reprodutiva E Procriação Medicamente Assistida

O Grupo de Trabalho Para As Questões Da Saúde Reprodutiva E Procriação Medicamente Assistida, foi criado pelo Despacho Interno n.º 13 de 2018

Com os objectivos de:

1. Definir o papel do/a Psicólogo/a no contexto da Saúde Reprodutiva e Procriação Medicamente Assistida;
2. Desenvolver uma proposta de guidelines para prática psicológica neste contexto;
3. Elaborar documentos de suporte à ação da OPP, quando solicitados pela Direção

A actividade deste Grupo de Trabalho tem o seu término a 31 de Julho de 2019

Coordenadores
Isabel Trindade (CP 1809)
Membros
Ana Galhardo (CP 6261) (foto) Ana Galhardo

Doutoramento em Psicologia Clínica (FPCEUC) - “Infertilidade em Portugal: Aspectos psicológicos e estudo de eficácia do Programa Baseado no Mindfulness para a Infertilidade”. Professional Training no Mind Body Program for Intertility (Boston IVF) e formação promovida pela European Society for Reproductive Medicine and Embriology (ESHRE).
Professora auxiliar no Instituto Superior Miguel Torga. Investigadora integrada do CINEICC–FPCEUC. Atividade clínica nos Hospitais da Universidade de Coimbra e na Solidus, colaborando ainda com a APFertilidade.

Ana Paula Agra (CP 3157)

Psicóloga Clínica no Hospital Divínio Espirito Santo em Ponta Delgada desde 1993. Dá consultas de sexologia, de obesidade mórbida, do sono e no Hospital de Dia de Psiquiatria.

Ana Oliveira Pereira (CP 779)
Filipa Santos (CP 1659) (foto) Filipa Santos

Psicóloga do Instituto Valenciano de Infertilidade (IVI) de Lisboa e membro da secção de psicologia da Sociedade Portuguesa de Medicina de Reprodução, especialista em psicologia clínica e da saúde e em psicoterapia pela OPP.
Desde 2006, responsável pela unidade de psicologia do IVI Lisboa, tendo implementado e desenvolvido a consulta de psicologia para pacientes com dificuldades reprodutivas, assim como para mulheres que desejam engravidar sem parceiro.
Tem sido preletora e formadora em temáticas relacionadas com a psicologia e as dificuldades reprodutivas e foi autora de um guia emocional para casais em tratamento de reprodução assistida.

Graça Silva (CP 9222)
Mariana Moura Ramos (CP 263)
Mariana Veloso Martins (CP 489) (foto) Mariana Veloso Martins

Psicoterapeuta e professora auxiliar na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. É também coordenadora do European Society of Human Embryology and Reproduction (ESHRE) Psychology and Counselling Special Interest Group, integra a ESHRE Fertility Awareness and Prevention of Infertility Task Force, e é vice-presidente da secção de Psicologia da Sociedade Portuguesa de Medicina da Reprodução (SPMR). O seu trabalho de investigação tem sido dedicado à saúde reprodutiva, nomeadamente a experiência diádica de tratamentos de fertilidade, a decisão e transição para a parentalidade, e a perda gestacional.