Grupo de Trabalho sobre a Intervenção do Psicólogo em Contexto Comunitário

O Grupo de Trabalho sobre a Intervenção do Psicólogo em Contexto Comunitário foi criado através do Despacho Interno n.24 de 2018.

Com os objectivos de:
1. Definir o papel ou papéis do/a Psicólogo/a no contexto da Psicologia Comunitária
2. Desenvolver proposta(s) de guidelines para prática psicológica neste contexto;
3. Elaborar documentos de suporte à acção da OPP, quando solicitados pela Direcção

Este Grupo de Trabalho, tem o seu término a 31 de Janeiro de 2022.

Clique aqui para aceder ao despacho.

 

Membros
Daniel Teixeira Coelho (CP 937) (foto) Daniel Teixeira Coelho

Licenciado em Psicologia (1996) pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, na área científica optativa de Psicologia de Comportamento Desviante. MBA Executivo (2009) pela Porto Business School.
Até 2002 integrou a equipa da Fundação para o Desenvolvimento do Vale de Campanhã, nomeadamente na Iniciativa Comunitária URBAN I.
Entre 2002 e 2007 integrou a equipa do Projecto Porto Feliz – Dispositivo de Investigação e de Intervenção na Exclusão Social, tendo sido coordenador da Casa de Vila Nova - Unidade Baixo Limiar do Programa, entre 2003 e 2007.
De 2008 a 2015 foi director de projectos da Fundação Porto Social, entidade com competências delegadas da Câmara Municipal do Porto para a intervenção social no município do Porto.
Actualmente exerce actividade de consultoria do no âmbito de intervenção do 3º setor / inovação social e formação na área de concepção e gestão de projectos de intervenção social.

Gonçalo Cardoso de Moura (CP 19081) (foto) Gonçalo Cardoso de Moura

Formado em Psicologia pela Universidade de Lisboa, com pré-especialização em Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental e Integrativa, e Pós-Graduação em Neuropsicologia de Intervenção, desde cedo a sua atividade profissional enveredou pela área comunitária, estando ligado à formação da Associação Reinventa, de âmbito juvenil, desenvolvendo e implementando projetos que visam a inclusão social de crianças e jovens de contextos socioeconómicos vulneráveis. É o atual Presidente da Associação.
Trabalhou na Equipa de de Rua de Apoio a Crianças e Jovens, do Centro Comunitário de São Martinho (Instituto de Segurança Social da Madeira), intervindo no domínio psicossocial junto de crianças, adolescentes e jovens adultos em situações de risco, através do
desenvolvimento de acções de promoção da saúde e prevenção da doença, facilitando a sua reinserção social e a melhoria da qualidade de vida;
Atualmente é o Coordenador do Projeto Renascer@Nogueira, no âmbito do Programa Escolhas, tendo como participantes diretos jovens NEET, que tem como principal objetivo a facilitação do processo de (re)integração formativa, social e profissional destes jovens, através de medidas que focam a empregabilidade e o emprego, e o empreendedorismo.

Patrícia Rebelo (CP 4720) (foto) Patrícia Rebelo
Patrícia Sarmento (CP 2106) (foto) Patrícia Sarmento

Licenciou-se em 2001 em Psicologia na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa (UL), na variante de Orientação e Desenvolvimento da Carreira. Nos anos seguintes exerceu a sua profissão na Escola Básica de Alcabideche, na empresa de consultoria Pedra Base e ainda, como voluntária, na Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação (ANEIS).
Em 2005 especializou-se em Intervenção Psicossocial com Crianças e Famílias, concluindo a pós-graduação no Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho. Nessa altura iniciou atividade profissional na Pressley Ridge Portugal (IPSS), onde trabalhou na área da Psicologia Comunitária durante 9 anos, na Amadora. Neste período, teve a oportunidade de realizar muitas formações e estágios profissionais nos Estados Unidos e na Europa na área da educação e intervenção com crianças vulneráveis e famílias. Posteriormente exerceu a função de técnica de intervenção local no âmbito das turmas PIEF, no Agrupamento de Escolas Mães d’Água na Amadora.
Em 2015 concluiu uma pós-graduação em Psicologia Positiva Aplicada, no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, da UL e em 2017 graduou-se mestre em Sociedade, Risco e Saúde, na mesma faculdade, com a tese: “Professores em contextos de risco: estudo exploratório do papel das relações na resiliência de professores do Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF)”.
Desde 2003 é formadora de professores, assistentes sociais, educadores e outros profissionais que trabalham com crianças, jovens e famílias, nas áreas de: Educação Positiva; Desenvolvimento de Equipas; Promoção de Ambientes de Respeito; Prevenção e Intervenção na Crise; Gestão das Emoções; Promoção da Resiliência; etc. É ainda formadora certificada do curso “Response Ability Pathways” pela Reclaiming Youth International e do curso “Life Space Crisis Intervention (LSCI)” pelo LSCI Institute (mais em: https://desenformar.com/sobre-2/certificacoes/).
Em 2016 iniciou a atividade de supervisão a equipas de Lares de Infância e Juventude da casa Pia e integrou a equipa do projeto -Semear Valores- destinado a promover uma Educação Positiva junto de professores, pais e alunos do 1º ciclo (mais em: https://www.facebook.com/semearvalores/).

Sónia Fernandes Amaral (CP 3045) (foto) Sónia Fernandes Amaral

Licenciada em Psicologia (2002) pelo ISPA-IU e Pós-graduada em Gestão de Projetos em Parceria (2004) pelo ISCTE, Sónia Fernandes Amaral é Psicóloga Comunitária na AEIPS – Associação para o Estudo e Integração Psicossocial desde 2002, uma organização que investiga e desenvolve programas inovadores de apoio à integração comunitária de pessoas com experiência de doença mental, assim como proporciona formação a estudantes e profissionais nesta área de intervenção. Dirige o departamento de Formação, nomeadamente na supervisão dos estágios curriculares de alunos de ensino superior, dos estágios profissionais e dos estágios à Ordem dos Psicólogos Portugueses. É responsável pelo processo de Candidaturas de integração dos novos participantes. Acompanha ao nível do Suporte Individual e suas famílias, sendo responsável também pelo programa de Educação Apoiada. Ao longo dos anos, exerceu outras funções, nomeadamente, a participação em Programas do Fundo Social Europeu (ex.: EQUAL) com o projeto Emprego Apoiado, a consultoria ao Centro de Empowerment e Ajuda-Mútua, a coordenação das Residências Comunitárias e a coordenação do Centro Comunitário da AEIPS. Lecionou a unidade curricular “Integração Comunitária” no ISPA – IU, no âmbito da Licenciatura em Desenvolvimento Comunitário, participa em aulas, formações e conferências no âmbito da saúde mental, estando a desenvolver a sua tese de doutoramento na especialidade em Psicologia Comunitária.

Telma Guerreiro (CP 11941)
Alexandre Teixeira (CP 3994) (foto) Alexandre Teixeira

Psicólogo (2004), pelo Instituto Superior da Maia, com Especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde e Especialidade Avançada em Psicologia Comunitária (OPP); Pós-Graduado em Ciências Médico Legais (2006) e Mestre em Medicina Legal (2010), pelo ICBAS-UP; Doutorando na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.
Tem vindo a exercer atividade profissional no campo da Psicologia Comunitária desde 2005. Inicialmente como Psicólogo numa equipa multidisciplinar que intervinha na progressiva autonomização e integração social de beneficiários de RSI residentes nos bairros sociais da Pasteleira, Lordelo e Aleixo na Freguesia de Lordelo do Ouro no Porto.
Desde 2016 é Coordenador Técnico da Rede Local de Intervenção Social (RLIS) da Norte Vida, no Porto. Tendo intervenção junto das populações mais frágeis e socialmente vulneráveis.
Coordena a Especialização Avançada em Psicologia Comunitária, bem como a Especialização Avançada em Suicídio e Comportamentos Autolesivos, ambas no Instituto CRIAP.
Ao nível académico Investiga, publica e apresenta trabalhos desde 2008 sobre trabalhadoras do sexo, em contextos de interior e de rua.
Colaborador no Plano Nacional de Prevenção do Suicídio (2013-2017); Voluntário – Associação de Estudos e Prevenção do Suicídio – ESCUTAR (2004-2010); Sócio da Sociedade Portuguesa de Suicidologia. Membro e Representante Nacional na International Association for Suicide Prevention; Co-autor do livro Suicídio e Comportamentos Autolesivos, com capítulo dedicado a trabalhadoras do sexo.

Ana Bertão (CP 814)
Coordenadores
Miguel Oliveira (CP 8055) (foto) Miguel Oliveira