Aspectos Deontológicos e Práticos dos Relatórios de Avaliação Psicológica

O Relatório de Avaliação Psicológica é um instrumento fundamental para a atividade profissional de um psicólogo. Identifique qual a estrutura mais adequada a adotar para o relatório que pretende redigir e conheça as ferramentas e regras fundamentais para a redação rigorosa de um relatório desta natureza.

Preço: 120€ (aplicável a partir de Janeiro 2016)

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Nº Módulos

O curso é constituído por 5 módulos, dos quais o último é uma avaliação sumativa de aferição dos conhecimentos, correspondendo a um total de 25 horas de formação.

Créditos de Formação

12,5 créditos

Autor

Mário Simões é licenciado em Psicologia (1982), doutorado em Avaliação Psicológica (1995, tese de doutoramento "Investigações no âmbito da Aferição Nacional do Teste das Matrizes Progressivas Coloridas de Raven", publicada em 2000, pela Fundação Calouste Gulbenkian) e, desde 2006, Professor Catedrático na FPCE-UC.

Desde 2000 que é responsável por processos de avaliação neuropsicológica que incluem a elaboração de relatórios solicitados por Tribunais ao Serviço de Avaliação Psicológica da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCE-UC).

Atualmente é docente na FPCE-UC, sendo responsável por Unidades Curriculares nas áreas da Avaliação Psicológica e Avaliação Neuropsicológica.

É Investigador Responsável por projetos financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e Fundação Calouste Gulbenkian no domínio do desenvolvimento, adaptação e validação de instrumentos de avaliação (neuro)psicológica para a população portuguesa (p. ex., Escala de Inteligência de Wechsler para Crianças [WISC-III]; Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra [BANC; 16 instrumentos, em fase de edição pela CEGOC ]; Instrumentos de avaliação funcional, rastreio do funcionamento cognitivo e emocional e da qualidade de vida de adultos idosos).

É um dos editores das Séries Instrumentos e contextos de avaliação psicológica (Almedina Edições, 2011); Avaliação Psicológica: Instrumentos validados para a população portuguesa (Editora Quarteto; 2008, 2006, 2003); Testes e Provas Psicológicas em Portugal (SHO; 1999); Provas Psicológicas em Portugal (Associação dos Psicólogos Portugueses; 1995).

Objectivo Geral

Dotar os membros da Ordem dos Psicólogos das técnicas e conhecimentos necessários para a redação rigorosa de Relatórios de Avaliação Psicológica.

Objectivos Específicos

  • Definir o que é um Relatório de Avaliação Psicológica;
  • Identificar as características e objetivos de Relatórios de Avaliação Psicológica;
  • Identificar os princípios subjacentes à conceção de Relatórios de Avaliação Psicológica;
  • Identificar modelos e estruturas de Relatórios de Avaliação Psicológica;
  • Distinguir e particularizar cada uma das Secções de Relatórios de Avaliação Psicológica;
  • Acompanhar todas as fases de estruturação de Relatórios de Avaliação Psicológica;
  • Conhecer as questões técnicas relativas à escrita de Relatórios de Avaliação Psicológica;
  • Identificar os problemas mais comuns na elaboração de Relatórios de Avaliação Psicológica;
  • Verificar formas de melhorar a redação de Relatórios de Avaliação Psicológica;
  • Saber identificar quais as questões éticas subjacentes à elaboração de Relatórios de Avaliação Psicológica.

Destinatários

O curso destina-se a Membros efetivos da Ordem dos Psicólogos que pretendam fazer uma atualização das suas competências em relação à redação de Relatórios de Avaliação Psicológica.

Programa

Módulo 1 – Introdução ao Curso
Módulo 2 – Definição, Processo de Avaliação e Princípios Subjacentes ao Relatório de Avaliação Psicológica
Módulo 3 – Modelos, Estrutura e Secções de Relatórios de Avaliação Psicológica
Módulo 4 – Questões Técnicas e Éticas na Elaboração de Relatórios de Avaliação Psicológica
Módulo 5 - Avaliação Sumativa

Funcionamento

O curso tem a duração de 1 mês e 1 semana. Decorre em regime de autoaprendizagem, não sendo por isso necessária a presença do formando em qualquer horário. Para uma adequada organização do estudo no período destinado ao curso, os formandos são orientados através de um Cronograma que será disponibilizado no início do curso e que informa sobre os períodos ideais para a conclusão de cada etapa da formação. 

Para esclarecimento de dúvidas técnicas o formando poderá enviar as suas questões via e-mail (e-mail disponível nas Ferramentas do Curso).

No final do curso o formando deverá responder a um questionário de avaliação de conhecimentos (Nível II) para ter acesso ao certificado.

Próximas Edições

  • 12 de Outubro – 15 de Novembro de 2015
  • 9 de Novembro – 13 de Dezembro de 2015

Nº máximo de inscrições por edição: 50.

Requisitos Técnicos

Browser Recomendado: Internet Explorer 10, Firefox 18 ou superior, Chrome 20 ou superior, Safari 5 ou superior, Opera 12 ou superior.
Resolução mínima: 1024x768.

Compatível com dispositivos móveis com resolução mínima 1024x768.

Contactos

Para mais informações, envie e-mail para elearning@ordemdospsicologos.pt

Poderá ainda contactar-nos através do telefone 210 417 490, no seguinte horário: segunda a sexta-feira entre as 9h e as 18h.

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