Ordem dos Psicólogos

Certificação APCER

Balanço a meio do mandato

Programa da DRA

13.Maio.2013

Em: Delegação Regional Açores

A lista "Afirmar os Psicólogos nos Açores" venceu as primeiras eleições para a Delegação Regional dos Açores (DRA) da Ordem dos Psicólogos. Ao apresentar-se a votos esta lista apresentou um Programa de Acção para ser sufragado por todos os Psicólogos dos Açores. Numa lógica coerente com os princípios e valores que a OPP defende e de modo a cimentar as melhores práticas de transparência e democraticidade entendemos que é um dever, a meio deste mandato de um ano, comunicar o grau de cumprimento desse mesmo Programa.

O nosso Programa aponta para quatro áreas principais de ação. Em cada área incluiremos actividades realizadas, de modo a permitir aos Psicólogos dos Açores acompanhar o grau de cumprimento dos propósitos e das intenções com que nos candidatámos.

1) Aumentar e melhorar a presença e importância social dos Psicólogos, promovendo uma melhor comunicação do seu papel e sua relevância na nossa Região. 

Foram realizadas reuniões com os membros da DRA nas ilhas Terceira, Faial e São Miguel, para identificar boas práticas, dificuldades e sugestões referentesao trabalho dos psicólogos.

Foram enviadas cartas de apresentação da DRA para entidades públicas e privadas, atuais e potenciais empregadores, com vista a destacar benefícios evantagens da prática da psicologia para essas entidades .

As actividades promovidas pela DRA têm vindo a ser divulgadas em órgãos de comunicação social regional (três notícias na imprensa escrita e umareportagem na RTP/A).

Participámos por delegação da Direcção da OPP, no 2.º Congresso Internacional de Saúde Materna e Infantil dos Açores, de modo a contribuir para apromoção da Psicologia na R.A.A.

Realizámos actividades de âmbito social, nomeadamente o Dia Nacional do Dador de Sangue (27 de Março), uma iniciativa em conjunto com o serviço desangue do Hospital da Horta EPE, e o DIA ABERTO À COMUNIDADE (18 de Abril), um evento de celebração do 3.º aniversário da OPP e 6 meses da DRA, quecontou com psicólogos da Região e com adesão de pessoas da comunidade.

Integramos o Grupo Multidisciplinar para os Cuidados Paliativos, no âmbito do NRAÇORES-APCP.

2) Contribuir para a criação de condições promotoras do desenvolvimento profissional dos Psicólogos.

Foram realizadas reuniões com os membros da DRA nas ilhas Terceira, Faial e São Miguel, para identificar necessidades formativas para a prática dospsicólogos, que complementassem e especificassem dados existentes a nível nacional, estando o levantamento efectuado pela DRA em fase de tratamentopara produção de Relatório.

Na sequência da análise preliminar do levantamento de necessidades formativas, foi realizado um Ateliê, com uma edição em Ponta Delgada e outra naTerceira, que contou com uma ampla participação de psicólogos.

3) Manter uma relação de proximidade com todos os Psicólogos, facilitadora do desempenho adequado da prática de psicologia e promotora da coesão de classe.

As iniciativas realizadas têm envolvido membros de diferentes ilhas e têm, igualmente, decorrido em diferentes ilhas, designadamente em São Miguel,Terceira e Faial.

Os momentos de formação e de âmbito social têm visado contribuir para a agilização de contactos entre colegas da mesma área ou de diferentes áreas deintervenção.

Os serviços de atendimento e secretariado têm respondido, dentro da sua área de competência, às solicitações dos membros da DRA.

A Direcção da DRA tem contado com a colaboração empenhada e regular dos membros eleitos da Mesa da Assembleia Regional.

4) Contribuir para a criação de benefícios associados à inscrição na Ordem, de cariz pessoal e profissional.

Já foram negociados alguns benefícios sociais para os psicólogos na R.A.A que em breve estarão divulgados nos meios oficiais de comunicação da OPP.