Ordem dos Psicólogos

Certificação APCER

Manifesto anti-estigma

Dia Mundial da Saúde assinalado pela OPP

07.Abril.2015

Em Portugal, estima-se que um em cada cinco portugueses sofrem de problemas de saúde psicológica e que 75% das pessoas são alvo de preconceitos, pois muitas vezes estes problemas são desvalorizados e encarados como caprichos, preguiça ou falta de carácter.

"Basta de discriminação e estigmatização das pessoas com problemas de Saúde Psicológica. Basta!

O estigma causa medo, desconfiança e discriminação. O estigma impede as pessoas de procurar a ajuda de que precisam. O estigma separa famílias e amigos.

Abaixo o estigma!"

Um em cada cinco portugueses tem um problema de Saúde Psicológica. Por isso, é muito provável que nós, um dos nossos amigos, colegas ou familiares venham a experienciar um problema de Saúde Psicológica. Apesar disso, a Saúde Psicológica está rodeada de preconceito, ignorância e medo.

O mesmo não acontece com a Saúde Física. Perante um amigo que nos diz que teve um AVC, nunca nos lembraríamos de dizer "Se teve um AVC é porque é fraco!". Se um familiar nos conta que tem um cancro, não nos passa pela cabeça dizer-lhe "É só um cancro, isso passa!". No entanto, é frequente ouvirmos dizer que as pessoas que têm um problema de ansiedade ou depressão "estão a fazer fita", "não têm força de vontade" ou "precisam é de relaxar".

Muitas vezes, os problemas de Saúde Psicológica são desvalorizados e encarados como caprichos, preguiça ou falta de carácter: 75% das pessoas com problemas de Saúde Psicológica são alvo destes e doutros preconceitos.

Na realidade, embora a importância e a gravidade dos problemas de Saúde Psicológica, tal como o sofrimento que acarretam, sejam subvalorizados, os problemas de Saúde Psicológica são mais debilitantes do que a maior parte dos problemas de Saúde Física. Por exemplo, em média, uma pessoa com depressão tem 50% mais de incapacidade do que uma pessoa com angina de peito, artrite, asma ou diabetes. A dor mental é tão real quanto a dor física, muitas vezes é mais grave.

Para as pessoas que vivem com problemas de Saúde Psicológica, o estigma é uma das maiores barreiras a uma vida completa e satisfatória. Pode fazê-las sentir envergonhadas, culpadas, sem esperança e ansiosas. Torna mais difícil encontrar e manter um emprego, fazer amigos ou ter uma vida social activa. Sobretudo, o estigma pode dificultar a procura de ajuda e, por isso, tornar a recuperação mais lenta e difícil.

É importante saber que os problemas de Saúde Psicológica não têm de moldar negativamente a nossa vida e a nossa história. Existem tratamentos eficazes! Quando procuram ajuda, a maior parte das pessoas com um problema de Saúde Psicológica pode e recupera desse problema.

Apelamos ao fim da discriminação e estigmatização das pessoas com problemas de Saúde Psicológica. Basta!

Como podemos ajudar? Podemos contribuir para construir uma sociedade em que os problemas de Saúde Psicológica não constituam uma vergonha ou um segredo que é preciso esconder. Uma sociedade em que possamos falar abertamente sobre os problemas de Saúde Psicológica e encorajar os nossos amigos e familiares a fazê-lo.

• Aprenda mais e esclareça alguns dos mitos sobre problemas de Saúde Psicológica aqui

• Partilhe as imagens da nossa Campanha Anti-Estigma (no seu Facebook, no seu local de trabalho, com a sua família...);

• Fale abertamente sobre os problemas de Saúde Psicológica e encoraje outros a fazer o mesmo. Uma atitude positiva pode ser fundamental para apoiar uma pessoa com problemas de Saúde Psicológica;

• Veja como a sua empresa pode ajudar a promover a Saúde Psicológica e os locais de trabalho saudáveis, aqui.