Ordem dos Psicólogos

Certificação APCER

Périplo em Évora

09.outubro.2017

Em: Delegação Regional Sul

À semelhança da iniciativa que tinha decorrido no Algarve, a Direcção Regional do Sul (DR Sul) promoveu nos dias 28 e 29 de Setembro um périplo pela cidade de Évora, dando continuidade à concretização da descentralização em que se tem empenhado.

A DR Sul iniciou a sua visita a Évora com uma reunião na Escola Básica Manuel Ferreira Patrício junto de um grupo de colegas que exercem em contexto escolar. Estiveram presentes 12 psicólogas provenientes de diversos agrupamentos de escolas da região do Alentejo. Raquel Raimundo, presidente da DR Sul, partilhou um conjunto de informações acerca das iniciativas e projectos da OPP, nomeadamente relativas à campanha "Escola Saudávelmente", às especialidades, à formação e ao programa "Valorizar.me", à acreditação e à possibilidade de iniciativas por parte de grupos informais e/ou redes de profissionais beneficiarem de acções acreditadas. Durante esta reunião houve também lugar para a discussão do papel do psicólogo nas escolas, baseada no Referencial Técnico do Psicólogo Escolar e na proposta de alteração do Decreto-lei nº 3/2008.

Ainda no dia 28 de Setembro, ao final da tarde, a Direcção Regional do Sul dinamizou dois Fóruns Temáticos na Universidade de Évora, no Colégio de Espírito Santo. O fórum acerca da "Educação Parental" teve o contributo de Madalena Melo e de Raquel Raimundo. Este evento contou a com a presença de 11 colegas que partilharam as suas práticas nesta área e discutiram as principais necessidades e constrangimentos nos contextos onde exercem. Em simultâneo, decorreu o fórum dedicado às "Psicoterapias" com a participação de Vítor Franco e de Tiago Lopes Lino, em que estiveram presentes 5 colegas que debateram os aspectos da formação, do conceito e dos limites da psicoterapia, dos desafios de ser psicoterapeuta e da interdisciplinaridade que lhe está subjacente.

No dia seguinte a equipa da Direção Regional do Sul associou-se ao "III Encontro Luso-Espanhol de Psicologia" dedicado aos contributos ibéricos para a prevenção e intervenção na Depressão. Além da apresentação do Programa Nacional de Prevenção da Depressão por Isabel Trindade, vice-presidente da Direcção Nacional da OPP, ao longo do dia as diferentes mesas foram sempre bipartidas entre colegas portugueses e espanhóis. Ademais da partilha extremamente enriquecedora reitera-se a similitude e a possibilidade de aprendizagem no território ibérico.

A DR Sul gostaria de agradecer à Madalena Melo e ao Vítor Franco pela disponibilidade revelada para a dinamização dos Fóruns Temáticos, à Cláudia Guerra pelo apoio logístico e pela mobilização das colegas a exercerem em contexto escolar para a nossa reunião e, finalmente, a todas as colegas que estiveram presentes nas diferentes iniciativas pela amabilidade com que nos acolheram.