"É essencial que exista uma mudança da Lei para que os quadros de pessoal dos Serviços de Apoio Domiciliário, dos Centros de Dia e das Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI) passem a integrar psicólogos de acordo com o número de utentes. Só assim todos podemos começar a ter, de forma igual, direito a uma saúde em pleno. Física, mas também psicológica", afirma o Bastonário.
Francisco Miranda Rodrigues sublinha ainda a necessidade de a contratação ser feita com "a dignidade que a qualificação, competências e especialização desses profissionais exige".
As três medidas para a promoção da saúde Psicológica e bem-estar nas Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas e Centros de Dia:
1. Priorizar políticas públicas para o envelhecimento activo e com bem-estar
Um envelhecimento activo e bem-sucedido, para rentabilizar o potencial dos cidadãos seniores, promovendo a adopção de estilos de vida saudáveis e a redução dos factores de risco para a doença, sendo necessário o apoio ao ajustamento e adaptação a mudanças e factores de stresse relacionados com o envelhecimento (por exemplo, a reforma, conflitos familiares ou mudança de papéis), a processos de perda e luto e a promoção da literacia em saúde e em saúde psicológica.
2. Obrigatoriedade de psicólogos nos quadros das ERPI
É necessário que exista uma mudança da Lei para que os quadros de pessoal dos Serviços de Apoio Domiciliário, dos Centros de Dia e das ERPI passem a integrar um número não inferior a um Psicólogo a tempo inteiro por cada 40 utentes. Esta contratação requer igualmente a necessidade de apoiar as ERPI neste esforço.
3. Criar melhores condições para a intervenção dos Psicólogos, um programa de estímulo à contratação destes profissionais
Considerando que os serviços prestados por Psicólogos favorecem a prestação de cuidados integrada, completa e eficaz, e que a sua actuação em diferentes níveis, desde a promoção, prevenção até à intervenção/tratamento é decisiva não apenas no que concerne ao bem-estar individual, mas também ao desenvolvimento de todas as pessoas e das comunidades.
Notícias na comunicação social:
Governo reforça fisioterapia e apoio psicológico nos lares de idosos, in JN.