Ordem dos Psicólogos

Certificação APCER

Trilhos da Psicologia... desta vez em Coimbra

21.fevereiro.2022

Em: Delegação Regional Centro

O Centro Hospitalar Universitário de Coimbra, a Escola Secundária Dom Dinis, a Câmara Municipal de Coimbra e o INEM foram os pontos de paragem destes Trilhos da Psicologia organizados pela direcção da Delegação Regional do Centro da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

A direcção nacional da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) e a direcção da Delegação Regional Centro (DRC) visitaram no dia 18 de fevereiro psicólogos que trabalham nalgumas instituições da cidade de Coimbra.

O Centro Hospitalar Universitário de Coimbra foi o primeiro ponto de paragem. As listas de espera para consultas de psicologia, causadas pela falta de recursos humanos, são um dos principais problemas a preocupar quem ali trabalha.

Seguiu-se uma visita à escola Dom Dinis, que abriu portas às psicólogas que trabalham em contexto escolar naquela cidade. Um dos problemas ali partilhado foi o aumento de pedidos de ajuda nas escolas durante a pandemia relacionados com ansiedade.

"Espero que possam ver a paixão que temos pelo que aqui fazemos"

Depois de uma reunião com a autarquia, o dia terminou no INEM de Coimbra. A direcção da OPP teve a oportunidade de conhecer melhor o trabalho dos psicólogos em contexto de emergência.

"Paixão" foi a palavra mais usada pelas psicólogas do Centro de Apoio Psicológico e Intervenção em Crise (CAPIC) para descrever o trabalho que ali fazem. Uma paixão visível no olhar e no orgulho com que apresentaram o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), onde chegam os pedidos de ajuda feitos, de qualquer parte do país, para a linha de emergência médica.

Os Trilhos da Psicologia são uma iniciativa da Ordem dos Psicólogos Portugueses que consiste num conjunto de visitas a instituições locais, com o objetivo de conhecer melhor a realidade da intervenção psicológica de uma determinada região, promover e divulgar boas práticas e auxiliar na construção de redes de contacto locais, de forma a beneficiar os cidadãos da zona.