O trabalho desempenha um papel importante na nossa Saúde e no nosso bem-estar. Além da componente financeira, pode ajudar-nos a construir um significado e propósito para a nossa vida, fornecer um sentido de identidade e aumentar a auto-estima. No entanto, o contrário também pode ser verdade. Por exemplo, situações de burnout ou locais de trabalho não saudáveis podem prejudicar a nossa Saúde Física e Psicológica.
Entre os riscos psicossociais que nos podem afectar no trabalho, é cada vez mais comum ouvirmos falar de diferentes formas de assédio. Vários factores concorrem para o aumento deste fenómeno, entre os quais, um contexto laboral global marcado por uma elevada competitividade, uma dicotomia oferta procura desigual ou a precariedade no emprego.
O novo documento disponibilizado pela Ordem dos Psicólogos Portuguese indica como reconhecer uma situação de assédio no trabalho, aponta mitos e factos sobre o tema, fala sobre os impactos, como lidar com uma situação de assédio no trabalho e como cuidar de nós perante uma situação e assédio no trabalho.
Consulte o documento aqui.