Ordem dos Psicólogos

Certificação APCER

População sem apoio Psicológico em situação de emergência

17.junho.2010

A Ordem dos Psicólogos Portugueses manifesta a sua profunda preocupação com a decisão do Ministério da Saúde retirar, aos psicólogos do INEM, a possibilidade de intervirem no local, em situações de crise como, por exemplo, acidentes de viação, catástrofes naturais, tentativas de suicídio, violência doméstica, etc. , remetendo-os para funções administrativas.

A OPP considera que esta é uma medida bizarra por parte do Estado português. Se o objectivo do Estado é cortar nas verbas do INEM então deverá esperar que a curto, médio e longo prazo esta medida aumente os custos do Estado através de uma maior utilização de urgências psiquiátricas, maior utilização de recursos humanos nos hospitais, maior utilização de apoio psicológico em centros de saúde, e que esse acompanhamento psicológico irá acarretar maiores encargos financeiros. Tudo evitável com a permanente e imediata intervenção, no local, dos psicólogos do INEM em situações de crise.

A Ordem dos Psicólogos Portugueses já se disponibilizou, junto do Ministério da Saúde, no sentido de encontrar, em conjunto, soluções alternativas com vista à resolução deste problema.