Delegação Regional Açores

Diário dos Açores

Estamos a dar respostas adequadas ao Trauma Psicológico?

22.maio.2023

"Também é importante não esquecer que a exposição e discussão mediática das situações de abuso e trauma, como as que ocorreram no seio da igreja, acarreta muito sofrimento para as vítimas e respetivas famílias, especialmente para as que nunca conseguiram aceder às respostas adequadas." Artigo de opinião do psicólogo, César Duarte Soares, para ler no Diário dos Açores.

Ler Mais

Açoriano Oriental - Psicologia nos Açores

O luto infantil

18.maio.2023

Página mensal da DRA no Açoriano Oriental, este mês dedicada ao luto infantil e à comemoração do Dia do Trabalhador.

Ler Mais

Diário dos Açores

Vejo o meu filho(a) sempre no TikTok. Devo preocupar-me?

15.maio.2023

"Não é possível a tranquilidade quando um menor utiliza esta rede social. É imperativo que o seu filho menor tenha supervisão ou tenha as ferramentas parentais ativadas para poder desfrutar, com maior segurança, da diversão que esta app pode entregar." Artigo de opinião do psicólogo Paulo Moniz, no Diário dos Açores.

Ler Mais

Diário dos Açores

Como combater o estigma da doença mental?

08.maio.2023

"Individualmente, ouvir um amigo, não julgar um familiar, reconhecer os próprios preconceitos, evitar estereótipos, procurar informação, falar abertamente sobre problemas de saúde psicológica e estimular a partilha de experiências neste campo, pode fazer toda a diferença!" Artigo de opinião de Joana Amen, vogal da Delegação Regional dos Açores, para ler no Diário dos Açores.

Ler Mais

Diário dos Açores

A comunicação com o filho adolescente: Como evitar as linhas cruzadas!

02.maio.2023

"Quando o seu filho quiser comunicar, assegure-lhe estará lá para o ouvir. Não o force a falar. Se o seu filho se coloca em silêncio, mostre que se sente mal por não conseguir comunicar com ele. “Gostaria muito de conseguir falar contigo. Entristece-me não saber o que sentes e não poder ajudar-te, caso necessites” é uma boa abordagem!" Artigo de opinião de Filipe Fernandes, vogal da direcção da Delegação Regional dos Açores da OPP.

Ler Mais

Diário dos Açores

Bem-estar financeiro

24.abril.2023

"É fundamental educar para o bem-estar financeiro. Com efeito, além dos cálculos, é preciso desenvolver capacidades de planeamento e de tomadas de decisão sustentadas em conhecimento e comportamentos de gestão financeira saudável ao longo da vida." Artigo de opinião de Paula Domingues, vogal da Delegação Regional dos Açores, para ler no Diário dos Açores.

Ler Mais