Delegação Regional Madeira

COVID-19

O que pode levar as pessoas a (não) cumprir?

04.Fevereiro.2021

"Perceber o que faz uma pessoa cumprir implica olhar para a interação de características individuais como a propensão para o risco ou até o narcisismo e para dimensões sociais como a desigualdade social, a polarização e a relação individualismo/coletivismo. Mas porque já não estamos em abril de 2020, a experiência de um ano em pandemia permite-nos olhar para alguns aspetos." - escreve Renato Gomes Carvalho, presidente da DRM da OPP. Clique em "Ler mais" para ler o artigo completo.

Ler Mais

Pandemia e confinamento aumentam participação nos jogos online

01.Fevereiro.2021

Em dias de escola, segundo um estudo público nacional, a Madeira é a região do país onde se passa mais tempo a jogar videojogos. "A pandemia e o confinamento favorecem, ainda mais, a participação nos jogos online", diz Renato Carvalho, presidente da DRM da OPP. Clique em "Ler mais" para ler a o artigo completo.

Ler Mais

Jovens e idosos são os que mais sofrem com os confinamentos

19.Janeiro.2021

"Privados de sair com os amigos e de receber visitas, jovens e idosos (institucionalizados e hospitalizados) são os que mais sofrem com os confinamentos. A procura de ajuda psicológica está a aumentar, conforme diz Renato Gomes Carvalho.". Clique em "Ler mais" para ler o artigo completo e a opinião do Presidente da DRM da OPP.

Ler Mais

Proibição de circulação e consultas de Psicologia

18.Janeiro.2021

Na sequência da Resolução nr. 19/2021 do Governo Regional, relativa às medidas de combate à pandemia da COVID-19, de 12 de janeiro, que, entre outros, identifica algumas excepções à proibição de circulação na via pública, a Delegação Regional da Madeira (DRM) da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) estabeleceu contactos junto da Presidência e da Secretaria Regional da Saúde e Proteção Civil, no sentido de clarificar e definir que aquela excepção inclui a realização de consultas de psicologia. A Resolução nr. 35/2021, de 15 de janeiro, veio clarificar este aspeto, e tal como confirmado nestes contactos, vimos informar os colegas que a realização de consultas de psicologia efectivamente se encontra considerada como excepção à proibição de circulação na via pública, nos termos do Art. 5, alínea b), da referida Resolução

Ler Mais

A vida em 2021

07.Janeiro.2021

Segundo Renato Gomes Carvalho, Presidente da DRM da OPP, "O autocuidado e a capacidade de resiliência de cada um de nós serão essenciais, sobretudo numa fase de fadiga.". Clique em "Ler mais" para ler a sua opinião sobre este novo ano.

Ler Mais

Mandato 2021-2024

Tomada de Posse dos Órgãos Sociais da Delegação Regional da Madeira

06.Janeiro.2021

No passado dia 22 de Dezembro de 2020, terça-feira, decorreu a Tomada de Posse dos Órgãos Sociais da Ordem dos Psicólogos Portugueses para o mandato de 2021-2024. Clique em "Ler mais" para (re)ver a cerimónia.

Ler Mais