Ordem dos Psicólogos

Certificação APCER

Cobertura de Consultas de Psicologia

A Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) e a Ageas, Companhia de Seguros S.A., estabeleceram através da SABSEG S.A. um protocolo que permite que os Clientes Ageas passem a ter acesso a consultas de psicologia comparticipadas pelos seus seguros de saúde, desde que contratada a respectiva cobertura.

No âmbito deste protocolo, as pessoas seguradas podem usufruir de consultas de psicologia em pacotes de 12 ou 18 sessões, de acordo com as suas necessidades e sem obrigatoriedade de pré-aviso. Paralelamente, as pessoas seguradas não dependem de outro profissional de saúde para lhes prescrever a consulta, podendo, simplesmente, marcar a consulta directamente com um psicólogo devidamente inscrito na Ordem.

Com a assinatura deste protocolo, a Ordem dos Psicólogos Portugueses e a Ageas pretendem contribuir para o bem-estar dos utentes, os quais passam a usufruir de um âmbito mais alargado de cobertura, incluindo agora as consultas de Psicologia.

FAQ'S

1 – Como pode o Cliente aderir à cobertura de Consultas de Psicologia?

Para poder aderir à cobertura de Consultas de Psicologia, o Cliente terá que possuir com a Ageas um seguro de saúde Vitalplan nos planos Essencial, Equilíbrio, Pleno e Unique (não estão abrangidos os planos Small, Medium, Large, Extra Large, Prata, Ouro e Platina).

2 - Qual o período de carência?

A cobertura de consultas de psicologia possui um período de carência de 3 meses (90 dias) de acordo com o disposto na alínea d) do artigo 13º - Períodos de carência das Condições Gerais do Seguro de saúde Vitalplan.

3 – O que garante a cobertura de Consultas de Psicologia?

A cobertura de consultas de psicologia do Vitalplan garante, nos termos abaixo indicados, o reembolso das despesas efetuadas pela Pessoa Segura com consultas de psicologia desde que prestadas ou realizadas por profissional de psicologia, devidamente credenciado para o exercício da sua atividade devendo este ser obrigatoriamente membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Esta cobertura garante apenas consultas e não outra forma de assistência psicológica.

A cobertura de consultas de psicologia, está disponível em duas opções:

  • 12 Consultas de Psicologia – pacote de 12 consultas de psicologia por anuidade por pessoa segura,  com percentagem de comparticipação de 60% e com limite máximo de reembolso de  40,00€ por consulta.
  • 18 Consultas de Psicologia - pacote de 18 consultas de psicologia por anuidade por pessoa segura,  com percentagem de comparticipação de 60% e com limite máximo de reembolso de  40,00€ por consulta.

4 - Caso consuma o número total de consultas, a Pessoa Segura pode adquirir um novo pacote durante a anuidade?

Não. A cobertura de consultas de Psicologia é contratada por anuidade, pelo que se a Pessoa Segura esgotar as consultas disponíveis, não poderá durante o decorrer da anuidade, contratar um novo pacote. O conjunto de consultas de psicologia contratadas ficará novamente disponível quando ocorrer a renovação do contrato.

5 - Num mesmo contrato, podem existir diferentes pacotes de consultas de psicologia?

Não. Por apólice, não podem existir diferentes pacotes de consultas. Assim, o cliente deve optar por um dos pacotes disponíveis (pacote de 12 ou 18 consultas), sendo esse o pacote aplicável para cada uma das pessoas seguras (um pacote por pessoa). Neste sentido, num mesmo contrato, não podem coexistir dois pacotes de consultas de psicologia distintos.

6 - O psicólogo tem que fazer algum acordo com a Ageas, ao nível do custo da consulta?

Não. O psicólogo devidamente credenciado para o exercício da sua atividade e obrigatoriamente membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses, faz a faturação habitual da consulta ao Cliente. Após envio do recibo original, o valor da consulta será reembolsado pela Ageas ao Cliente, de acordo com as condições da apólice.

7 – Como posso esclarecer dúvidas ou obter mais informações sobre o seguro de saúde Vitalplan da Ageas?

Para qualquer questão ou mais informações, deverá contactar o segurador através dos canais habituais.

Contactos:

Telefone - 00351 211 920 804

Email - psicologos@sabseg.pt

Clique aqui para consultar o documento das FAQ's.