Qualidade
A Direcção da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) entende que a Gestão da Qualidade (GQ) é um factor estratégico da instituição e que a mesma é assumida e interiorizada por todos os colaboradores.
Política da Qualidade
A OPP defende uma melhoria contínua na prestação de serviços de qualidade, com pessoal qualificado, que garanta a confiança e a credibilidade dos seus serviços. Como tal, há o compromisso assumido, desde 31 de Maio de 2010, na melhor e contínua formação dos seus funcionários e membros, para que seja uma prestação eficiente, no mais estrito cumprimento legal (artigo 75º da Lei Nº 57/2008, de 4 de Setembro, com a redacção da Lei n.º 138/2015, de 7 de Setembro), regulamentar e da ISO 9001.
Objectivos do SG
O trabalho desenvolvido no âmbito do SG da OPP tem como objectivo, garantir a satisfação dos membros, com os serviços prestados, nas diversas áreas de actividade da OPP.
Para concretizar a sua implementação foram definidos:
a) Os processos existentes, fluxos e interacções;
b) Os objectivos e indicadores necessários para assegurar o controlo eficaz dos Processos;
c) A metodologia inerente à monitorização dos Processos;
d) O planeamento, execução, medição dos resultados do SG;
e) A análise e implementação das oportunidades de melhoria, em função dos resultados obtidos.
Âmbito da Certificação
O âmbito do SGQ é, actualmente, o seguinte: Promoção, desenvolvimento e implementação de todas as acções necessárias à melhoria contínua dos serviços prestados pela Ordem, inerentes à inscrição e atendimento aos membros, fornecimento de produtos e serviços, assim como a concepção, organização e desenvolvimento de eventos, acções e programas de promoção da Empregabilidade e da Formação dos psicólogos.
Compromisso
No cumprimento da ISO 9001:2015, a Direcção encontra-se comprometida na manutenção da certificação do SGQ, assegurando a melhoria contínua da sua eficácia, através da divulgação da PQ, monitorização dos objectivos e respectiva revisão do SGQ. A Direcção disponibiliza, para tal, os recursos humanos, equipamentos e infraestruturas necessárias e adequadas, cumprindo a legislação em vigor.
Revisão do Sistema pela Gestão e Objectivos da Qualidade
A Gestão da Qualidade conduz, anualmente, as revisões do SG, de forma a assegurar que o mesmo se mantém apropriado, adequado e eficaz à missão, visão e valores da OPP. Na revisão pela gestão são, ainda, avaliadas, as oportunidades de melhoria e eventuais necessidades de alteração do SG, da PQ e dos objectivos estratégicos e operacionais definidos. A Direcção valida a revisão pela gestão e os indicadores estabelecidos anualmente, respeitando o alinhamento à Política da Qualidade da organização.
Relatório do Inquérito de satisfação aos membros efectivos: