Grupo de Trabalho - Plano de prevenção da violência em contexto escolar
A Escola é um espaço privilegiado de prevenção dada a diversidade de alunos/as que reúne. Enquanto relacionamento contexto positivas de que aprendizagem protejam e deve ensinem também as crianças ser e capaz jovens de a lidar ensinar com as competências situações dedeviolência actuais e/ou futuras.É seja a importante que chega a ao introdução conhecimento de políticas da escola, claras de mas que combate tem à lugar violência, noutros seja a que contextos. tem lugar na escola,
As escolas e os profissionais que nela trabalham deverão ser capacitados para actuar perante a
Educar identificação aproximando-os para a de não das situações violência estruturas de deve da ser violência. uma comunidade É prioridade com importante e o competência papel capacitá-los e dos intervenção para Psicólogos esta nestas neste intervenção,matérias.processo
decisivo.
Este Grupo de Trabalho termina a sua actividade a 6 de Março de 2020.
- Membros
- Ana Velho Cabral (CP 6685)
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Márcia Rodrigues (CP 2407)
Licenciatura em Psicologia da Justiça e Reinserção Social, pela Universidade do Minho (1993-1998);
Pós Graduação em Consulta Psicológica e Psicoterapia pelo Instituto de Psicologia Aplicada (IPAF), 2002;
Membro efectivo da Ordem dos Psicólogos (2010) com a cédula profissional nº 2407; Especialista em Psicologia Educacional;
Vínculo Profissional desde 2002 com a Secretaria da Educação da Madeira, Psicóloga do Serviço de Psicologia e Orientação da Escola Básica do 2º e 3º Ciclos do Caniço (2002-2019)
Orientadora de estágios académicos da Universidade da Madeira e de estágios para Ordem dos Psicólogos desde 2011;
Dinamizadora de ações de formação em temáticas ligadas à educação, à prevenção de comportamentos de risco, educação especial e ao desenvolvimento emocional das crianças e adolescentes;
Experiência profissional como formadora na Escola Profissional de Fão (Esposende), ASAS e INETESE. - Vera Felício (CP 891)
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Lúcia Neves (CP 5919) (foto)
Psicóloga no Agrupamento de Escolas Gaia Nascente.
É doutorada, desde 2008, em Psicologia Clínica pela Universidade do Minho, na sequência da sua colaboração em projetos de investigação do Grupo de Estudos da Vinculação, entre 1992 e 2008. A sua tese incidiu sobre a vinculação e as emoções nas perturbações alimentares.
Concluiu a licenciatura em Psicologia, em 1986, na Universidade do Porto. Obteve o mestrado em Psicologia em 2005, na Universidade de Coimbra, com uma tese sobre o suporte emocional dos pais e dos amigos na adolescência, em momentos de transição escolar.
Ao longo do seu percurso profissional, tem lecionado no ensino superior privado em áreas como a Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, a Psicologia da Educação, o Desenvolvimento Vocacional e a Intervenção Psicológica. É também formadora em domínios como a Relação Escola-Família, a Gestão de Comportamentos e o Desenvolvimento Pessoal dos Docentes.
Tem no seu currículo publicações e comunicações científicas, em eventos nacionais e internacionais. - Ricardo Barroso (CP 185)
- Luís Pinho Fernandes (CP 1079)
- Coordenadores
- Miguel Oliveira (CP 8055) (foto)