Comunicado OPP

Psicólogos com intervenção na promoção e protecção de crianças e jovens em perigo

13.Fevereiro.2017

As reportagens emitidas nos passados dias 3 e 10 de fevereiro no programa "Sexta às 9" na RTP1 seguidas de debates no programa "Sexta às 11", na RTP3, descrevem de forma pouco rigorosa e sensacionalista a actividade dos psicólogos que exercem funções no âmbito da promoção e protecção de crianças e jovens em perigo, designadamente nas CPCJ, nas equipas de assessoria técnica aos Tribunais e em contexto forense.

Ler Mais

Entrevista de Francisco Miranda Rodrigues, Bastonário da OPP, à agência Lusa

"São necessárias acções concretas, nomeadamente a contratação de psicólogos para escolas"

10.Fevereiro.2017

Segundo um estudo recente, no ano letivo 2015-2016, houve 11.127 participações disciplinares em apenas 5,4% da totalidade dos agrupamentos e escolas portugueses. "Não há nada de surpreendente, nem muitas novidades. Podemos fazer todos os estudos e levantamentos possíveis, mas se não trabalharmos a mudança comportamental das crianças (e na prevenção), os resultados irão manter-se. Para resolver os problemas, são necessárias ações concretas, nomeadamente a contratação de psicólogos", afirmou Francisco Miranda Rodrigues.

Ler Mais

Psicologia em contexto escolar

OPP lança campanha “Escola SaudávelMente"

02.Fevereiro.2017

Novo projecto da OPP tem como objectivo alertar o Governo e outras entidades decisoras para a necessidade da existência de, pelo menos, mais 500 psicólogos nas escolas. Esta campanha prevê ainda o reconhecimento e divulgação de boas práticas dos Agrupamentos de Escolar e Escolas Não Agrupadas, públicas, cooperativas ou privadas na promoção da saúde psicológica dos seus alunos. Para tal disponibiliza-se um formulário de candidatura (modelo check-list), bem como um manual de boas práticas com um conjunto de itens que, além de permitirem a avaliação e posterior reconhecimento, funciona ainda como roteiro para Agrupamentos de Escolas ou Escolas que pretendem promover projectos e acções neste âmbito.

Ler Mais

Bastonário trabalha protocolo para alterar actual paradigma

"Cadeias têm apenas 30 psicólogos para 14 mil presos" - Diário de Notícias

24.Janeiro.2017

"Quebrava todas as regras e entrei num processo de autodestruição. Só o apoio psicológico impediu o pior: A psicóloga ajudou a alterar o meu comportamento" - Testemunho de um ex-recluso que destaca a importância dos psicólogos em contexto prisional. Clique em "Ler Mais" para ter acesso à notícia e obter mais informações sobre as funções dos Psicólogos nos Estabelecimentos Prisionais.

Ler Mais

OPP quer que Governo cumpra promessa de integrar 250 profissionais na Saúde e Educação

11.Janeiro.2017

"A OPP não vai 'abrir mão' das promessas que foram feitas pelo Governo para integrar mais de 50 psicólogos na área da Saúde e 200 na área da Educação no início de 2017" - Francisco Miranda Rodrigues, Bastonário da OPP. Clique em "Ler Mais" para ter acesso à entrevista.

Ler Mais