"É preciso ir mais longe no apoio psicológico"

22.Janeiro.2021

"Precisamos de mais ciência psicológica na comunicação, mais compaixão e menos culpabilização". (Re)veja a intervenção de Francisco Miranda Rodrigues, Bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses, no programa "Estado de Emergência" da RTP.

Ler Mais

Falar Ajuda

18.Janeiro.2021

A Ordem dos Psicólogos Portugueses disponibiliza mais um recurso audiovisual: Falar Ajuda.

Ler Mais

COVID-19

2º Confinamento Geral

14.Janeiro.2021

A 15 de Janeiro de 2021 inicia-se um novo confinamento geral. Começamos 2021 com mais um grande desafio à nossa saúde psicológica e capacidade de resiliência. Sendo este confinamento uma repetição, podemos usar a experiência do primeiro confinamento a nosso favor: o que correu bem e podemos repetir? O que não correu tão bem e devemos fazer diferente? A OPP disponibiliza, como material de apoio nesta situação exigente, um documento (também com versão áudio) com uma “Caixa de Ferramentas para manter a Saúde Psicológica”. Com base no novo decreto, actualizámos também a resposta à FAQ “Os Psicólogos podem realizar os contactos presenciais com clientes?”. Clique em “Ler Mais” para ter acesso às informações.

Ler Mais

Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica

Bolsa de Psicólogos/as para Respostas de Apoio Psicológico para crianças e jovens vítimas de violência doméstica

13.Janeiro.2021

No âmbito do protocolo assinado (5 de janeiro de 2021) entre a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) e a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), que tem como objectivo reforçar o apoio psicológico e psicoterapêutico a crianças e jovens vítimas de violência doméstica atendidas e/ou acolhidas na RNAVVD, no âmbito de um concurso financiado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego. A pedido da CIG, vem a OPP proceder à criação de uma bolsa de Psicólogas/os disponíveis para a constituição das futuras equipas das RAP a criar no âmbito das Estruturas de Apoio à Vítima já existentes.

Ler Mais

OPP assina protocolo com o Governo

Nova resposta de Apoio Psicológico para crianças e jovens vítimas de violência doméstica

07.Janeiro.2021

A Ordem dos Psicólogos Portugueses assinou nesta terça-feira um protocolo com a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, no sentido de reforçar o apoio psicológico e psicoterapêutico a crianças e jovens vítimas de violência doméstica atendidas e/ou acolhidas na Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica (RNAVVD), no âmbito do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego.

Ler Mais