Especialidades de Psicologia

O processo de Especialidades Profissionais da OPP tem como objectivo o reconhecimento e certificação da formação e da qualificação do psicólogo para o exercício profissional numa determinada área da Psicologia. O sistema de especialização pretende assim contribuir para a promoção da qualidade de exercício profissional nas diferentes áreas da Psicologia e, consequentemente para o Desenvolvimento Profissional do Psicólogo.

A atribuição do título de especialista aos psicólogos portugueses oferece diversas vantagens:

  • Reconhecimento da formação e da qualificação numa determinada área da Psicologia;
  • Certificação pela OPP desta qualificação/especialização;
  • Legitimação junto de utentes, junto de entidades e junto da sociedade do exercício profissional numa determinada área da psicologia;
  • Integração da informação sobre as Especialidades no Directório Público de Psicólogos.

 

 

 Para facilitar o processo de candidatura, poderá consultar:
- Regulamento Geral de Especialidades Profissionais da OPP
- Documento de Apoio à Candidatura
- Questões Frequentes

Procurámos simplificar o processo de candidatura que é operacionalizado através de uma plataforma online. Todos os elementos curriculares necessários à atribuição do título de Especialista devem ser submetidos na plataforma e, através desta, será possível verificar o número de créditos necessários para cumprir os requisitos do Regulamento Geral de Especialidades Profissionais da OPP, bem como simular o número de créditos que dispõe. A plataforma permite ainda realizar várias simulações bem como, alterações para que consiga de forma informada submeter a sua candidatura.

Caso se tenha candidatado no processo de equiparação e a sua candidatura tenha sido considerada no estado de "candidato a especialista":
- Poderá completar/editar a sua candidatura para atingir os créditos necessários para atribuição do título até dia 1 de Fevereiro de 2020;
- Mantêm-se os requisitos e as normas do período de equiparação;
- Não existem custos adicionais para esta revisão da candidatura.

Poderá contactar-nos, enviando um pedido de informação através da sua área pessoal (categoria: "candidato a especialista") ou um e-mail para especialidades@ordemdospsicologos.pt.

 

Ciclo OPP Especialidades

 

A criação das especialidades foi um momento histórico com implicações importantes na defesa e afirmação da profissão. O sistema de especialização contribui para a promoção da qualidade do exercício profissional nas diferentes áreas da Psicologia.

 

timeline