Certificado Europeu de Psicologia - Modelo de Competências

Conheça e aplique o modelo de competências definido pelo Comité Europeu do Certificado Europsy, com vista à normalização da avaliação e supervisão da formação dos estagiários e posterior certificação pelo Certificado Europeu de Psicologia.

Preço: Gratuito para Orientadores de Estágio Registados

Inscreva-se aqui

Nº Módulos

O curso é constituído por 6 módulos, dos quais o último é uma avaliação sumativa de aferição dos conhecimentos, correspondendo a um total de 20 horas de formação.

Créditos de Formação

10 créditos

Autor

José Maria Peiró é professor Catedrático de Psicologia Social e das Organizações e director do Instituto de Psicologia de Recursos Humanos, Desenvolvimento Organizacional e Qualidade de Vida no Trabalho da Universidade de Valência.

Desenvolve, actualmente, trabalhos no âmbito do Programa de Investigação em Psicologia das Organizações e do Trabalho, nas unidades de trabalho e qualidade de vida no trabalho, financiado pelo Programa Consolider Eje C (SEJ2006-14086).

É ainda professor Investigador do Instituto Valenciano de Investigações Económicas e coordenador geral do European Master of Work, Organizational and Personnel Psychology, incluído no programa Erasmus Mundus, para as Universidades de Barcelona, Bologna, Coimbra, Paris e Valência.

Assumiu, em 2006, o cargo de Director do Programa de Doutoramento em Psicologia de Recursos Humanos e é o actual Presidente da Divisão 1 da International Association of Applied Psychology (IAAP), divisão de Psicologia Organizacional.

Entre 1998 e 2001 foi membro do projecto europeu Leonardo EUROPSYCHT, para o desenvolvimento das bases de um diploma Europeu de Psicologia e, posteriormente, entre 1998 e 2004 desempenhou funções como Investigador do Projecto Europeu EUROPSY para a elaboração do Diploma Europeu de Psicologia.

Objectivo Geral

Dotar os Orientadores de Estágios de Psicologia das competências para o exercício da prática de orientação de acordo com o modelo de competências definido pelo Comité Europeu do Certificado Europsy, com vista à normalização da avaliação e supervisão da formação dos estagiários e posterior certificação pelo Certificado Europeu de Psicologia.

Objectivos Específicos

  • Reconhecer a evolução da psicologia em termos académicos e profissionais, a nível europeu;
  • Compreender o processo que impulsionou a criação do Certificado Europeu de Psicologia;
  • Distinguir as competências de outros conceitos que lhe estão associadas;
  • Distinguir as qualidades de psicólogo necessárias ao desempenho das suas funções e papéis.
  • Identificar os tópicos que compõem o registo de evidências do portefólio individual de cada estagiário;
  • Identificar as diferentes etapas do processo de intervenção do psicólogo, bem como as competências que lhe estão associadas;
  • Distinguir as competências nucleares e facilitadoras que o estagiário deve desenvolver na aplicação das suas funções e papéis.
  • Conhecer os procedimentos de avaliação do modelo europeu de competências;
  • Distinguir os níveis de competência recomendados pelo Europsy, que o orientador deve considerar para atribuição do certificado;
  • Reconhecer o papel do estágio para a Ordem dos Psicólogos, no desenvolvimento das competências dos psicólogos;
  • Distinguir os aspetos essenciais do modelo europeu no que diz respeito à prática supervisionada através do processo de estágio.
  • Recordar os objetivos que conduziram o desenvolvimento do modelo europeu de competências e a criação do respetivo certificado;
  • Identificar os princípios que estão na base da criação do certificado;
  • Conhecer o processo de atribuição do certificado bem como as questões relacionadas com os pedidos de renovação.

Destinatários

O curso destina-se a Orientadores de Estágio da Ordem dos Psicólogos Portugueses, devidamente registados na Plataforma de Estágios da OPP.

Programa

Módulo 1 – Introdução ao Curso
Módulo 2 – As Competências e o Certificado Europeu de Psicologia
Módulo 3 – As Competências Nucleares e Facilitadoras para o Desempenho Profissional do Psicólogo
Módulo 4 – A Avaliação de Competências
Módulo 5 - O Processo de Certificação dos Psicólogos
Módulo 6 – Avaliação Sumativa

Funcionamento

O curso tem a duração de 1 mês e 1 semana. Decorre em regime de autoaprendizagem, não sendo por isso necessária a presença do formando em qualquer horário. Para uma adequada organização do estudo no período destinado ao curso, os formandos são orientados através de um Cronograma que será disponibilizado no início do curso e que informa sobre os períodos ideais para a conclusão de cada etapa da formação. 

Para esclarecimento de dúvidas técnicas o formando poderá enviar as suas questões via e-mail (e-mail disponível nas Ferramentas do Curso).

No final do curso o formando deverá responder a um questionário de avaliação de conhecimentos (Nível II) para ter acesso ao certificado.

Edições

  • 21 de Setembro de 2015
  • 19 de Outubro – 22 de Novembro de 2015
  • 16 de Novembro – 20 de Dezembro de 2015

As edições estão limitadas a 100 inscrições cada.

Requisitos Técnicos

Browser Recomendado: Internet Explorer 10, Firefox 18 ou superior, Chrome 20 ou superior, Safari 5 ou superior, Opera 12 ou superior.
Resolução mínima: 1024x768.

Compatível com dispositivos móveis com resolução mínima 1024x768.

Contactos

Para mais informações, envie e-mail para elearning@ordemdospsicologos.pt

Poderá ainda contactar-nos através do telefone 210 417 490, no seguinte horário: segunda a sexta-feira entre as 9h e as 18h.

Inscreva-se aqui