Delegação Regional Sul

Movember – Prevenção da Saúde mental no masculino

07.novembro.2025

Artigo de opinião de Miguel Coutinho e Ana Filipa Silva, no Postal.

Ler Mais

Inscrições abertas

Tertúlias a Sul - Bullying e Ciberbullying - Entre o recreio e o ecrã: compreender e intervir na violência entre pares

06.novembro.2025

A Delegação Regional Sul da Ordem dos Psicólogos Portugueses dinamiza, no próximo dia 28 de novembro, mais uma edição da iniciativa "Tertúlias a Sul". Subordinada ao tema "Tertúlias a Sul - Bullying e Ciberbullying - Entre o recreio e o ecrã: compreender e intervir na violência entre pares", a tertúlia decorrerá no Centro de Inovação Social da Fundação Eugénio de Almeida (R. de Vasco da Gama 13, 7000-941 Évora), entre as 17h00 e as 19h00.

Ler Mais

DRS nas III Jornadas de Psicologia Aeronáutica

05.novembro.2025

Miguel Coutinho, presidente da direção da Delegação Regional Sul da Ordem dos Psicólogos Portugueses, participou nas III Jornadas de Psicologia Aeronáutica realizadas no dia 5 de novembro de 2025, no auditório General José Lemos Ferreira, no Estado Maior da Força Aérea em Alfragide.

Ler Mais

Inscrições abertas

Workshop DRS | 1000 após o nascimento - Avaliação e Intervenção

05.novembro.2025

Estão abertas as inscrições para o workshop regional dinamizado pela Delegação Regional Sul, sobre o tema "1000 dias após o nascimento - Avaliação e Intervenção", que decorrerá online, no dia 29 de Novembro, entre as 09h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 18h00.

Ler Mais

O Psicólogo Responde: Porque é que tenho tanta dificuldade em "largar o passado"?

03.novembro.2025

Artigo de Miguel Coutinho. Psicólogo e Presidente da Delegação Regional do Sul da Ordem dos Psicólogos Portugueses, na CNN Portugal.

Ler Mais

O que leva um filho a agredir um pai?

30.outubro.2025

A 30 de outubro, Neusa Patuleia foi convidada do podcast do 24notícias.sapo, numa conversa dedicada à questão: “O que leva um filho a agredir um pai?” Na entrevista, referiu que “o que distingue a violência filioparental é a existência de um vínculo de dependência: são filhos sob os cuidados das figuras parentais e cujo desenvolvimento decorre nesse seio familiar”. Acrescentou ainda que “é precisamente essa inversão da hierarquia, quando um filho passa a dominar o adulto, que compromete o equilíbrio das relações e o desenvolvimento do jovem”.

Ler Mais