Delegação Regional Açores

Diário dos Açores

O Acolhimento Familiar e o Direito de Crescer em Família

24.março.2025

"Nos Açores, existem 37 Casas de Acolhimento, que acolhem cerca de 300 crianças ou jovens e nenhuma Família de Acolhimento (CASA, 2023). Há, portanto, um longo caminho a fazer-se na região a este nível." Artigo de opinião de Sofia Araújo Tavares, no Diário dos Açores.

Ler Mais

Tribuna das Ilhas

Um aperto no peito pode ser sinal de ansiedade?

11.março.2025

Página da DRA no jornal Tribuna das Ilhas. "Enfrentar a ansiedade é o caminho para quebrar o ciclo de medo e insegurança, em que a forma como funcionamos pode levar ao reforço das manifestações ansiosas".

Ler Mais

Diário dos Açores

As máscaras da parentalidade

11.março.2025

"Podemos considerar que a parentalidade é, em muitos aspetos, um grande baile de máscaras. Entramos no papel, ajustamos expressões, moderamos tons de voz e, a cada dia, ensaiamos novas formas de dançar ao ritmo dos desafios que os filhos nos colocam. Ora somos a máscara da paciência inabalável, ora a da firmeza inquestionável, ora a do humor estratégico, que nos salva das birras no corredor dos cereais." Artigo de opinião da psicóloga, Júlia Raposo, para ler no Diário dos Açores.

Ler Mais

Diário dos Açores

Alexitimia: quando as emoções são um enigma

06.março.2025

"Há pessoas que ao serem questionadas sobre o que sentem, respondem sempre com um vago “estou bem”, independentemente das circunstâncias. Outras, perante um filme comovente, mantêm-se impassíveis enquanto os demais se emocionam. Estes comportamentos, frequentemente confundidos com frieza, podem, na verdade, ser sinais de alexitimia, uma condição que dificulta a identificação e expressão das emoções." Artigo de opinião do psicólogo Carlos Marcelo B. Vieira, para ler no Diário dos Açores.

Ler Mais

Açoriano Oriental - Psicologia nos Açores

Um aperto no peito pode ser sinal de ansiedade? Ou como olhar para a Inquietação ...

05.março.2025

Página da DRA no jornal Açoriano Oriental. "Enfrentar a ansiedade é o caminho para quebrar o ciclo de medo e insegurança, em que a forma como funcionamos pode levar ao reforço das manifestações ansiosas".

Ler Mais

DRA defende necessidade de olhar de outra forma para o Programa Regional de Saúde Mental

28.fevereiro.2025

Em declarações ao Diário dos Açores, o Presidente da Delegação Regional dos Açores, Marco Santo defendeu a necessidade de olhar para os contextos sociais e para os fatores de risco do suicídio, como o burnout ou a depressão, considerando que o Programa Regional de Saúde Mental assenta, sobretudo, numa perspetiva remediativa. "Temos de começar a ver muito mais numa perspetiva preventiva."

Ler Mais