Delegação Regional Açores

Correio dos Açores

Ordem dos Psicólogos preocupada com evolução da saúde mental na Região

18.Outubro.2021

A Delegação Regional dos Açores da Ordem dos Psicólogos Portugueses assumiu que, na Região,” não existe um estudo epidemiológico que nos forneça dados fiáveis sobre a prevalência das perturbações mentais na infância e adolescência”. Adianta que, “assumindo uma prevalência de 1/5, numa sala de aula “média” com 25 alunos, existiriam cerca de 5 crianças com problemas de Saúde Psicológica”. Para continuar a ler a notícia clique em "Ler Mais".

Ler Mais

Diário dos Açores

Saúde psicológica no trabalho

18.Outubro.2021

"A saúde psicológica é parte integral da saúde do ser humano e permite-nos responder adequadamente aos desafios do dia a dia profissional." Leia o último artigo de opinião de Paula Domingues, Vogal da DRA, no Diário dos Açores.

Ler Mais

Psicologia nos Açores

10.Outubro.2021

Página da DRA no Açoriano Oriental. Clique em "Ler mais" para ler os artigos completos e para saber quais os últimos eventos e iniciativas da OPP nos Açores.

Ler Mais

Diário dos Açores

Quebrar preconceitos, partilhar cuidados, continuando a Amar!

03.Outubro.2021

"Numa sociedade competitiva em que o cuidador informal assume múltiplos papéis, igualmente exigentes e significativos, torna-se necessário mediar expetativas e gerir prioridades, levando o cuidador, por vezes, à exaustão, impedindo-o de assumir eficazmente este papel sozinho. Recorrer às respostas sociais formais existentes é, para muitos, um dilema, efeito de preconceitos existentes", escrevem Ana Cristina Ferreira e Sabina Romão. Clique em "Ler mais" para ler o artigo completo.

Ler Mais

"Uma morte, uma vida"

26.Setembro.2021

"Através do Observatório de Mulheres Assassinadas (OMA), foram contabilizadas 14 mulheres assassinadas até meados de Junho de 2021, sendo que, desse número foram contabilizados 6 femícidios, ou seja, mulheres assassinadas no contexto das relações de intimidade, estando ou não na relação amorosa", escreve Carla Mourão. Clique em "Ler mais" para saber mais sobre o tema.

Ler Mais

Trilhos da Psicologia nos Açores

A entreajuda “faz com que o dia, apesar de difícil, se torne fácil”

24.Setembro.2021

Oito psicólogos intervêm em diferentes projectos na Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória, na ilha Terceira. “Caí num cantinho do céu”. A descrição é feita por Bárbara Faria, 25 anos, à direcção da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP). O “cantinho” a que se refere é a Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória, na Ilha Terceira, mais propriamente o Centro de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil Fortis, onde está a realizar o Ano Profissional Júnior. “Consigo ver uma evolução nas pessoas, perceber que fazemos a diferença nas suas vidas”, explica. Opinião semelhante tem Letícia, uma das psicólogas que a orienta e supervisiona e ali trabalha desde 2010.

Ler Mais