Notícias

Primeiras edições no Porto, Coimbra e Lisboa

Fóruns de Empregabilidade com inscrições abertas

19.Abril.2018

O desenvolvimento profissional dos Psicólogos apresenta-se como uma das missões da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP). Desta forma, irão arrancar muito brevemente os “Fóruns de Empregabilidade”, que pretendem dar resposta às necessidades já identificadas, nomeadamente a promoção e valorização dos Psicólogos nas suas áreas de actuação. Os fóruns de empregabilidade sobre Psicologia Vocacional e Desenvolvimento de Carreira, Psicologia da Saúde Ocupacional e Coaching Psicológico já têm inscrições abertas.

Ler Mais

Publicado no jornal "Público"

Artigo de opinião de Francisco Miranda Rodrigues, Bastonário da OPP

18.Abril.2018

"Estamos em Abril de 2018 e não foi contratado um único desses psicólogos (para o SNS) nem sequer aberto o concurso. Qual a razão para a não contratação de psicólogos? Ignorância? Incompetência? Inconsciência?". Clique em "Ler Mais" para aceder ao artigo de opinião.

Ler Mais

Região Autónoma dos Açores

Trilhos da Psicologia

13.Abril.2018

Projecto-piloto do Programa Nacional de Prevenção da Depressão arrancou nos Açores, tendo sido apresentado durante a mais recente iniciativa da OPP, "Trilhos da Psicologia".

Ler Mais

Dia Mundial da Saúde

Apelo da Federação Europeia das Associações de Psicologia

07.Abril.2018

A Federação Europeia das Associações de Psicologia (EFPA), presidida por Telmo Mourinho Baptista e da qual a OPP faz parte, lançou um comunicado neste Dia Mundial da Saúde onde destaca que “ninguém deveria ter de escolher entre boa saúde e outras necessidades quotidianas”. “Melhorar a saúde mental é um objectivo fundamental e muitos países europeus têm levado adiante o trabalho de prevenção nesta área”, adianta o comunicado, que conta ainda com um comentário de Margarida Gaspar de Matos, representante da OPP no Conselho de Prevenção e Promoção da EFPA: “O acesso aos serviços essenciais ainda não é uma realidade em todo o mundo. Paralelamente, devemos ter em mente que este não é um processo de uma só direcção rumo a uma saúde melhor. Vimos recentemente que perante novos desafios e problemas societais, alguns países regrediram".

Ler Mais

Um ano após tomada de posse

Entrevista a Francisco Miranda Rodrigues, Bastonário da OPP

03.Abril.2018

Um ano após tomar posse, Francisco Miranda Rodrigues, Bastonário da OPP, aborda os mais variados temas como, por exemplo, a importância dos psicólogos nas mais diversas áreas, a necessidade da criação de uma Agenda Nacional de Prevenção e Desenvolvimento das Pessoas, o coaching, o stress no trabalho e os incêndios.

Ler Mais

OPP apresenta e partilha contributo

Estrutura de missão para os incêndios

30.Março.2018

Na sequência de uma reunião entre representantes da OPP, o Presidente da Estrutura de Missão para os Incêndios e uma assessora do Ministro Adjunto, a OPP apresentou e partilhou um documento que procura sintetizar a forma como poderá apoiar e contribuir para esta Estrutura. De acordo com o que foi apresentado, a Psicologia e os psicólogos, enquanto especialistas no comportamento humano, desempenham um papel essencial na Prevenção e na Educação para o Risco na área dos incêndios, assim como na intervenção em situações de catástrofe (como é o caso dos fogos florestais). Clique em "Ler Mais" para aceder ao documento.

Ler Mais