4 de Setembro

Dia Nacional do Psicólogo

03.Setembro.2017

A Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) entregou nesta segunda-feira, na Assembleia da República, um pedido para decretar o dia 4 de Setembro como o "Dia Nacional do Psicólogo". Clique em "Ler Mais" para obter mais informações e para ver um vídeo sobre este tema do Bastonário da OPP, Francisco Miranda Rodrigues.

Com esta iniciativa, esta data, que assinala igualmente a criação da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) através da Lei 57/2008 de 4 de Setembro, passará a ser reconhecido como o dia dos Psicólogos portugueses, sendo esta mais uma forma de dar a conhecer o objecto de estudo da Psicologia e o papel dos Psicólogos na sociedade e em diferentes áreas de actuação, junto de variados grupos populacionais e contextos (escolas, centros de saúde, centros comunitários e outros).

A OPP pretende ainda que este seja mais um reconhecimento público da importância social da profissão e da aplicação das ciências psicológicas para o bem-estar dos portugueses, para a prevenção e desenvolvimento das pessoas, com vista a uma maior coesão social e desenvolvimento sustentável.

Refira-se que o dia 27 de Agosto, que tem sido comemorado em Portugal como o "Dia do Psicólogo", tem origem no Brasil, uma vez que assinala a data da regulamentação desta profissão neste país.

Esta iniciativa pretende assim instituir este novo dia, em Portugal.