Ordem dos Psicólogos

Certificação APCER

9 de Março de 2018

Contributos da Psicologia Flexibilidade Curricular

28.Fevereiro.2018

Em: Delegação Regional Madeira

No âmbito das Conferências OPP Madeira, realizar-se-á no próximo dia 9 de março, às 10h00, no auditório do Centro de Estudos de História do Atlântico (Rua das Mercês, Funchal), a conferência Contributos da Psicologia Escolar para o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular.

Esta conferência, que será dinamizada por Sofia Ramalho (Vice-Presidente da OPP), abordará um projeto que se encontra a ser implementado em muitas escolas do país, e particularmente o papel da psicologia e dos psicólogos nesse âmbito. Em baixo o Resumo da conferência.

Pedimos que se inscreva, enviando um email para maria.dias@ordemdospsicologos.pt, indicando o seu nome, número de cédula profissional (membros efetivos) e contacto.

 

Contributos da Psicologia Escolar para o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular
Sofia Ramalho - Vice- Presidente da OPP

Hoje, mais do que nunca, sabemos que o bem-estar dos alunos e dos agentes educativos depende do desenvolvimento de um sentido de pertença à escola, sem o qual estes se desmobilizariam, se desmotivariam, e se desvinculariam. O Psicólogo Escolar e da Educação tem um conhecimento aprofundado da comunidade escolar, que lhe permite apresentar propostas e reforçar compromissos e áreas subjacentes a políticas educativas conducentes ao a esse bem-estar. Neste contexto, pode atuar enquanto consultor na análise de dados e na orientação para as tomadas de decisão, no sentido de maximizar os recursos, processos e resultados da escola. Pode ainda criar dinâmicas de ação-reflexão-investigação, de forma continuada, amplamente promotoras de mudanças educativas.
Por esse motivo, o Psicólogo Escolar e da Educação está em posição técnica e científica de gerar propostas promotoras da autonomia, flexibilidade e inovação pedagógica, atendendo às especificidades locais e particulares da escola, aos seus aspetos organizacionais e estruturais, ao perfil das turmas e ao perfil do aluno por referência aos seus contextos de vida. Poderá apoiar projetos de personalização do ensino, propor agrupamentos de alunos e horários, novas formas de avaliação ou projetos curriculares inovadores, em função dos processos de desenvolvimento e de aprendizagem dos alunos, da sua capacidade de autorregulação e de autonomia, de modelos de resolução de problemas, da integração de aprendizagens não formais e de tantas outras condições que analisa com base no comportamento humano.

Assente na proposta governamental à autonomia e inovação nas escolas, a ação promovida pela OPP-Direção Regional da Madeira, que terá lugar no próximo dia 09 de março, no XXX, e que contará com a Vice-Presidente da OPP, Sofia Ramalho, enquanto oradora, pretende precisamente apresentar os contributos da Psicologia Escolar para o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular.