Contributo DRM para a retoma da actividade clínica na Região

08.Maio.2020

Em: Delegação Regional Madeira

No âmbito da trajectória de participação activa e colaboração institucional que tem marcado a acção da nossa Delegação Regional da Madeira (DRM) da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), foi enviado à Secretaria Regional da Saúde e Protecção Civil um contributo no âmbito da retoma da actividade clínica na Região. Conheça o conteúdo deste documento clicando em "Ler Mais".

Neste contributo, a DRM-OPP valorizou a importância do acesso dos cidadãos a serviços de Psicologia e a questão da organização dos serviços, defendendo 3 princípios gerais:

(1) Retoma progressiva da actividade clínica;
(2) Um modelo misto, em que se considere a intervenção a distância e a intervenção presencial, desde que sejam garantidas condições sanitárias e de segurança para profissionais e utentes;
(3) A autonomia dos profissionais para avaliarem e decidirem, em cada situação, qual a melhor abordagem a ser tida.

A DRM-OPP incluiu ainda um conjunto de sugestões para o funcionamento do Serviço Regional de Saúde.

O documento enviado poderá ser consultado aqui.