Ainda que a actividade interna tenha sido mantida de forma adaptada e que a OPP se tenha mantido muito activa no cumprimento da sua missão de serviço público, a realidade que vivemos obriga-nos a reprogramar toda a acção da nossa Delegação. Assim:
Qual a linha geral de acção da DRM?
Todas as acções que envolvam a concentração presencial de pessoas não se realizam, sendo realizadas à distância todas aquelas em que tal seja possível. As restantes actividades da DRM continuam, mas com as necessárias adaptações.
Especificamente, como é que a DRM-OPP tem funcionado?
- O atendimento ao público, formações e o funcionamento dos órgãos sociais e outras reuniões tem continuado e sido realizado à distância, quer de forma síncrona, quer assíncrona. Todos os canais de comunicação à distância encontram-se disponíveis.
- A DRM tem naturalmente mantido uma interface permanente com os restantes órgãos nacionais da OPP, numa acção concertada.
- No plano institucional, a DRM-OPP tem estabelecido o contacto com diferentes instituições e serviços, bem como colaborado e participado activamente na acção institucional, por exemplo enviando contributos para as tutelas sectoriais.
- A DRM tem respondido também a múltiplas solicitações da comunicação social, cumprindo a sua missão de serviço público e de promoção da literária em saúde psicológica na comunidade.
O que vai acontecer às iniciativas que foram canceladas?
Desde meados de Março, além de todas as representações institucionais, foram já canceladas dezenas de acções, incluindo referidas em baixo*.
Estas iniciativas serão reprogramadas para data a definir e realizadas em condições de segurança para todos e de forma contingente à evolução da pandemia.
*Sessão Entre Pares sobre Avanços em Neuropsicologia (inicialmente prevista para 27 de Março); Conferência Resiliência em Oncologia, em parceria com a Liga Portuguesa Contra o Centro (inicialmente a 24 de Abril); Conferência sobre Psicologia, Saúde e Doença (inicialmente a 28 e 29 de Maio); Conferência Os Psicólogos e o Poder Local, em parceria com a Associação de Municípios da Madeira (inicialmente a 15 de Maio); Conferência sobre Intervenção Precoce "A importância dos primeiros anos" (inicialmente a 26 de Junho).
Vai haver Congresso este ano?
O Congresso dos Psicólogos da Madeira estava agendado para 24 e 25 de Setembro e corresponderia a um grande encontro da Psicologia e dos psicólogos da Madeira, já com vários convidados previstos. No entanto, face à incerteza, volatilidade e a todos os imponderáveis da situação actual, neste momento não se encontram reunidas as condições sanitárias e logísticas para que o mesmo se possa realizar neste ano. A DRM está a avaliar esta questão em permanência, à semelhança de todas as outras iniciativas.
Haverá actividades que substituam as inicialmente previstas no Plano de Actividades 2020?
As circunstâncias actuais atribuíram às acções a distância um papel ainda mais relevante. Assim, além de todas as acções que têm sido desenvolvidas pela OPP e disponível para os colegas em todo o país (e.g., formação continua, webinars, sessões online, material de divulgação e intervenção COVID-19, apoio à investigação, entre outros), a DRM irá disponibilizar o ciclo Webinars DRM 2020 - Saúde Psicológica em Tempo de Pandemia, sobre os quais brevemente divulgaremos mais informação.
A situação que vivemos tem-nos colocado desafios na nossa vida pessoal, social e institucional. Mas certamente que teremos todos a capacidade de a ultrapassar, sendo certo que, assim que seja possível, estaremos de novo juntos presencialmente nas nossas actividades.
Agradecemos a tod@s o contributo que, quer na qualidade de cidadãos, quer de psicólogos, têm dado para o bem-estar e integração psicossocial dos cidadãos e para a integridade da nossa comunidade.
Renato Gomes Carvalho
Presidente da Direcção Regional da Madeira da Ordem dos Psicólogos Portugueses