DRM - Funcionamento e reprogramação de iniciativas

12.Maio.2020

Em: Delegação Regional Madeira

A situação de pandemia que vivenciamos tem também naturalmente implicações ao nível da programação das iniciativas da nossa Delegação Regional da Madeira (DRM) da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP). Clique em Ler Mais para aceder à mensagem do Presidente da DRM

Ainda que a actividade interna tenha sido mantida de forma adaptada e que a OPP se tenha mantido muito activa no cumprimento da sua missão de serviço público, a realidade que vivemos obriga-nos a reprogramar toda a acção da nossa Delegação. Assim:

Qual a linha geral de acção da DRM?

Todas as acções que envolvam a concentração presencial de pessoas não se realizam, sendo realizadas à distância todas aquelas em que tal seja possível. As restantes actividades da DRM continuam, mas com as necessárias adaptações.

Especificamente, como é que a DRM-OPP tem funcionado?

- O atendimento ao público, formações e o funcionamento dos órgãos sociais e outras reuniões tem continuado e sido realizado à distância, quer de forma síncrona, quer assíncrona. Todos os canais de comunicação à distância encontram-se disponíveis.

- A DRM tem naturalmente mantido uma interface permanente com os restantes órgãos nacionais da OPP, numa acção concertada.

- No plano institucional, a DRM-OPP tem estabelecido o contacto com diferentes instituições e serviços, bem como colaborado e participado activamente na acção institucional, por exemplo enviando contributos para as tutelas sectoriais.

- A DRM tem respondido também a múltiplas solicitações da comunicação social, cumprindo a sua missão de serviço público e de promoção da literária em saúde psicológica na comunidade.

O que vai acontecer às iniciativas que foram canceladas?

Desde meados de Março, além de todas as representações institucionais, foram já canceladas dezenas de acções, incluindo referidas em baixo*.
Estas iniciativas serão reprogramadas para data a definir e realizadas em condições de segurança para todos e de forma contingente à evolução da pandemia.

*Sessão Entre Pares sobre Avanços em Neuropsicologia (inicialmente prevista para 27 de Março); Conferência Resiliência em Oncologia, em parceria com a Liga Portuguesa Contra o Centro (inicialmente a 24 de Abril); Conferência sobre Psicologia, Saúde e Doença (inicialmente a 28 e 29 de Maio); Conferência Os Psicólogos e o Poder Local, em parceria com a Associação de Municípios da Madeira (inicialmente a 15 de Maio); Conferência sobre Intervenção Precoce "A importância dos primeiros anos" (inicialmente a 26 de Junho).

Vai haver Congresso este ano?

O Congresso dos Psicólogos da Madeira estava agendado para 24 e 25 de Setembro e corresponderia a um grande encontro da Psicologia e dos psicólogos da Madeira, já com vários convidados previstos. No entanto, face à incerteza, volatilidade e a todos os imponderáveis da situação actual, neste momento não se encontram reunidas as condições sanitárias e logísticas para que o mesmo se possa realizar neste ano. A DRM está a avaliar esta questão em permanência, à semelhança de todas as outras iniciativas.

Haverá actividades que substituam as inicialmente previstas no Plano de Actividades 2020?

As circunstâncias actuais atribuíram às acções a distância um papel ainda mais relevante. Assim, além de todas as acções que têm sido desenvolvidas pela OPP e disponível para os colegas em todo o país (e.g., formação continua, webinars, sessões online, material de divulgação e intervenção COVID-19, apoio à investigação, entre outros), a DRM irá disponibilizar o ciclo Webinars DRM 2020 - Saúde Psicológica em Tempo de Pandemia, sobre os quais brevemente divulgaremos mais informação.

drm

A situação que vivemos tem-nos colocado desafios na nossa vida pessoal, social e institucional. Mas certamente que teremos todos a capacidade de a ultrapassar, sendo certo que, assim que seja possível, estaremos de novo juntos presencialmente nas nossas actividades.

Agradecemos a tod@s o contributo que, quer na qualidade de cidadãos, quer de psicólogos, têm dado para o bem-estar e integração psicossocial dos cidadãos e para a integridade da nossa comunidade.

Renato Gomes Carvalho
Presidente da Direcção Regional da Madeira da Ordem dos Psicólogos Portugueses