Ordem dos Psicólogos

Certificação APCER

COVID-19

Relações durante a pandemia: Desafios e Estratégias para Casais

13.Agosto.2020

Tal como quase todos os outros aspectos da nossa vida, durante a pandemia COVID-19, também alguns aspectos das nossas relações com os outros se transformaram, nomeadamente as relações de casal. É natural que as relações conjugais possam ressentir-se durante e após a pandemia.

No período de confinamento muitos casais passaram a estar 24 horas por dia juntos, partilhando o mesmo espaço físico. Alguns reforçaram os laços que os uniam, outros perceberam que cada um precisa do seu espaço e tempo para manterem uma relação saudável e outros ainda, concluíram que o melhor seria terminarem a sua relação. Em período de desconfinamento e de incerteza, os desafios à relação de casal continuam. Muitos casais descobriram algo no outro que desconheciam ou fazem agora mais tarefas e actividades em conjunto. E outros tantos discutem mais vezes e, sobretudo os casais com filhos pequenos, sentem grande cansaço e consideram que a pandemia teve um impacto negativo na sua relação.

As mudanças provocadas pela COVID-19 não são apenas exigentes do ponto de vista individual, mas também do ponto de vista relacional.

É natural que as relações conjugais possam ressentir-se durante e após a pandemia.Que desafios enfrentam os casais e como podem geri-los melhor?

A OPP criou um documento de apoio sobre este tema que pode ser consultado aqui.