DRM apresenta propostas para a promoção da saúde mental

15.Abril.2021

Em: Delegação Regional Madeira

No âmbito da trajetória de participação activa na comunidade e de interface institucional, a Delegação Regional da Madeira (DRM) da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) apresentou um Contributo institucional ao Conselho Consultivo da Saúde Mental da Região Autónoma da Madeira, onde está representada. Clique em "Ler mais" para consultar o documento.

Este contributo público, intitulado "Promoção da Saúde Mental e Recuperação da Pandemia" e que pode ser consultado aqui, além de apresentar um racional que enfatiza uma perspectiva intersetorial e baseada na prevenção e na promoção da saúde mental, apresenta um conjunto de propostas para a tutela da saúde e num âmbito mais alargado das políticas públicas, de forma a favorecer a saúde mental, as condições para a actividade profissional dos psicólogos e a qualidade dos serviços prestados à comunidade. Estas propostas resultam da análise contínua da DRM-OPP à nossa realidade, incluindo através dos seus órgãos sociais mas também das equipas setoriais e intersetoriais. Além desta proposta, a DRM-OPP tem vindo a apresentar múltiplos contributos institucionais, em que se incluem os contributos para:

• Implementação da estratégia de vacinação, no âmbito do combate à pandemia da COVID-19;
  • Retoma da actividade clínica no Serviço Regional de Saúde, no âmbito da contenção da COVID-19;
  • Elaboração da Estratégia Regional para a Promoção da Saúde Mental;
  • Plano de Emergência e Proteção Civil da Região;
  • Melhoria do Portal dos Estabelecimentos de Saúde do Sistema Regional de Saúde;
  • Promoção da saúde, do bem estar, do desenvolvimento humano e da inclusão social.

A DRM-OPP continuará a participar activamente e de forma construtiva na comunidade e a apresentar as propostas que valorizam a intervenção psicológica e os psicólogos e promovam a qualidade dos serviços que são entregues às pessoas.