OPP com representante no Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida

22.Julho.2021

A Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) tem, pela primeira vez, um representante no Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV). Miguel Ricou, designado pelo Bastonário Francisco Miranda Rodrigues para representar a OPP, tomou esta quarta-feira posse numa cerimónia que decorreu na Assembleia da República.

"Todos sabemos como é difícil conseguir estas mudanças", afirma Miguel Ricou, elogiando o trabalho de "resiliência" da Ordem dos Psicólogos Portugueses para que passassem a ter um membro designado no CNECV. "Ganhamos todos: psicólogos, CNECV e sobretudo as pessoas", congratula-se.

O actual Presidente do Conselho de Especialidade da Psicologia Clínica e da Saúde da OPP foi anteriormente Presidente da Comissão Ética da Ordem dos Psicólogos, depois de ter sido Presidente do Conselho Jurisdicional. "Sempre defendi que a ética, como ciência da relação, era central na psicologia", afirma.

Do mandato de cinco anos que agora se inicia espera poder "trazer e cunhar" a perspectiva das questões relacionadas com a tomada de decisão "na dinâmica e trabalho" do CNECV. "Seja na forma como o Conselho vai construir os seus pareceres, seja nos contextos em que o Conselho pode intervir, promovendo reflexões e alertando consciências", explica.

O CNECV foi criado em 1990 e funciona junto da Assembleia da República desde 2009. É um órgão consultivo independente e tem como missão analisar os problemas éticos suscitados pelos progressos científicos nos domínios da biologia, da medicina ou da saúde em geral e das ciências da vida.

Fotos: Assembleia da República/Mafalda Gomes