
O Prémio Boas Práticas em Psicologia - Sul 2023, no valor de 500 euros, pretende reconhecer e distinguir psicólo-gas/os e serviços de Psicologia das mais diversas instituições e organizações da região sul do país, cujas políticas e práticas demonstram um compromisso forte e inovador com o papel assistencial da Psicologia, nomeadamente, na promoção do bem-estar físico, psíquico e social de pessoas, grupos, organizações e comunidades.
Nota: O envio de candidaturas deverá ser efectuado para o email info.sul@ordemdospsicologos.pt até dia 15 de Abril de 2023.
Consulte o regulamento aqui e aceda ao formulário de candidatura aqui.
Júri
Sara Bahia – Presidente do Júri
Nº cédula OPP: 6
Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e Psicologia da Educação com especialidades avançadas em Psicoterapia, Necessidades educativas especiais e Psicologia vocacional e do desenvolvimento da carreira.Professora aposentada da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa e investigadora do Instituto da Educação da mesma universidade nos domínios da criatividade, educação artística e inclusão, tendo mais de 300 publicações nacionais e internacionais.Colabora com diversos projectos no domínio da criatividade e educação artística.É membro do European Awarding Committee do European Federation of Psychologists Associations e tem colaborado com a Ordem dos Psicólogos desde a sua fundação em 2009.
David Guedes
Nº cédula OPP: 22134
Formado em Psicologia Clínica e da Saúde pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. Actualmente, é investigador de doutoramento no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa e integra diversas equipas e projectos de investigação nacionais e internacionais nas áreas das escolhas e preferências alimentares, emoções e altas capacidades e talentos.É membro da direcção e co-coordenador da delegação de Lisboa da ANEIS – Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação.Foi distinguido com o Prémio Nacional Ano Profissional Júnior 2017 e promoveu a iniciativa vencedora do Orçamento Participativo da Delegação Regional do Sul 2020 ("Odisseia de Emoções").
Ivone Martins Patrão
Nº cédula OPP: 04656
Psicóloga Clínica e da Saúde, com Mestrado e Doutoramento em Psicologia da Saúde (ISPA-Instituto Universitário). Terapeuta Familiar e de Casal (SPTF). Desenvolveu durante 20 anos intervenção clínica no Serviço Nacional de Saúde, com crianças, jovens e famílias. Docente e investigadora (ISPA- Instituto Universitário; Applied Psychology Research Center Capabilities and Inclusion (APPsyCI), com publicação de vários artigos científicos e livros. Coordenadora do Projecto #GeraçãoCordão - comportamentos e dependências online. Coordenadora do livro: Intervenção em Ciberpsicologia. Co-Autora do Jogo: MISSÃO 2050 – Promoção do uso saudável das tecnologias. Co- Autora da colecção de histórias infantis: Outstanding Growth, com temas como: Auto-Eficácia, Gestão de Emoções, Comportamentos e Dependências Online. Coordenadora do projecto Psiquaren10 (psiquarenten) Online.
Joana Teixeira
Nº cédula OPP: 21107
Formou-se em Psicologia Clínica e da Saúde, especializando-se em Psicoterapia Cognitivo Comportamental e Integrativa pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. Desenvolve a sua intervenção, enquanto terapeuta comportamental, junto de crianças e jovens com perturbações globais do desenvolvimento e perturbações do espectro do Autismo, em acompanhamento psicológico com crianças e colabora com a ANEIS - Delegação de Lisboa na sua extensão de avaliação e aconselhamento, assim como no desenvolvimento das actividades do programa de enriquecimento com crianças e jovens com altas capacidades e talento. Ao longo do seu percurso profissional colaborou com instituições nacionais e internacionais, intervindo junto de crianças e adolescentes, em contextos comunitários vulneráveis, em contexto hospitalar e em contexto escolar. Conta com experiência de investigação num projecto relacionado com o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais em contexto universitário.
João Faria
Nº cédula OPP:2494
Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e com especialidade avançada em Psicoterapia.Formado em psicologia pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, seguiu o seu percurso formativo na Associação Portuguesa de Terapias Comportamental e Cognitiva, onde realizou pós graduação em psicoterapia com crianças e adolescentes e onde actualmente é formador e supervisor clínico. Lecciona módulos de formação dedicados às estratégias facilitadas da comunicação e relação terapêutica, assim como sobre as perturbações da ansiedade típicas da infância e da adolescência.Actualmente é coordenador do núcleo de intervenção no uso da Internet e das Telecomunicações - comportamento online no PIN-Progresso Infantil, onde exerce psicologia clínica em torno das temáticas associadas ao Cyberbullying e à Adição à Internet e vídeojogos.Interesses de investigação nas características de jogadores com perturbações do neurodesenvolvimento e nos hábitos de interação com tecnologia pelas crianças e jovens.
Marta Grilo
Nº cédula OPP: 16682
Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde. Licenciada em Psicologia e Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde pela Universidade de Évora e pós-graduada em Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais pelo Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências.Trabalhou como Psicóloga Clínica em contexto comunitário com adultos em situação de vulnerabilidade, nomeadamente com população cigana, africana, trabalhadores/as do sexo, vítimas de tráfico de seres humanos, jovens com elevado absentismo escolar e suas famílias.Em contexto escolar, trabalhou numa escola TEIP, com jovens integrados em turmas PIEF, na sua maioria em situação de risco/perigo.Desenvolveu trabalho na área da Promoção de Crianças e Jovens num Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental, onde realizou intervenção com crianças e jovens vítimas de abuso sexual, maus tratos e em situação de conflitos ou ruturas familiares. Com adultos, o trabalho realizado incidiu sobre a promoção de competências parentais, mediação familiar e intervenção com vítimas de violência doméstica. Assumiu funções de Diretora Técnica de uma Casa de Acolhimento Residencial para Adolescentes do sexo feminino.Actualmente exerce funções de Psicóloga Clínica e da Saúde no Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital de Évora, onde tem realizado intervenção psicológica individual com adultos com perturbações psicológicas graves e está a iniciar trabalho na área da psicologia da saúde e no luto prolongado.Tem colaborado como formadora em diversos contextos e para diferentes públicos sobre temáticas como a saúde sexual e reprodutiva, tráfico de seres humanos, violência doméstica, abuso sexual infantil, maus tratos, entre outros.
Verónica Ferreira
Nº cédula OPP: 10822
Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde com especialidade avançada em Psicoterapia.Terapeuta Familiar e Sistémica pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar desde 2006.Desempenha funções de Psicóloga Clínica no Centro Hospitalar Universitário do Algarve – Unidade de Portimão desde fevereiro de 2000. Actualmente é Psicóloga do serviço de psiquiatria, psicóloga da consulta de psico-oncologia (desde Fevereiro de 2002) e Psicóloga da Unidade de Cuidados Paliativos (desde Abril 2009). Desempenhou as funções de Coordenadora da Unidade funcional de Psicologia do Centro Hospitalar Universitário do Algarve de 8 novembro de 2016 a 3 de Janeiro de 2018.Elemento do grupo técnico de apoio da Coordenação Regional da Rede Nacional de Cuidados Paliativos do Algarve desde julho 2019 até a presente data.





















