Este prémio procura distinguir anualmente um membro da STAR que tenha um percurso de importantes contributos científicos nas áreas do stresse, coping, emoções e saúde.
O primeiro vencedor desta distinção foi Charles Spielberger, em 1998, que foi fundador da "STAR Society" e Presidente da "American Psychological Association" (APA), a associação de Psicologia mais importante a nível mundial.
Este Prémio foi entregue durante o 44º Congresso Internacional da STAR, realizado na Universidade do Algarve, de 19 a 21 de julho de 2023, no qual foram apresentados mais de duas centenas de trabalhos científicos, tendo contado com mais de duas centenas de participantes de mais de trinta países.
É a primeira vez que este Prémio é atribuído a um português, sendo mais uma distinção de reconhecimento pelo percurso de investigação de Saúl de Jesus, o qual já conta com diversos prémios e distinções nacionais e internacionais, nomeadamente o "Prémio APP Carreira de Investigação em Psicologia - 2019", atribuído de 3 em 3 anos pela Associação Portuguesa de Psicologia - APP.