A Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) assinou a 4 de Setembro um memorando para a colaboração mútua na transição digital com a American Psycological Association (APA). Foi durante o evento "O factor humano na transição digital", que assinalou o Dia Nacional do Psicólogo, no Mosteiro de São Bento da Vitória, na cidade do Porto.
O Bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses garantiu o memorando "não é um papel simbólico" e recordou que as duas instituições têm "uma história de fazer acontecer". "A ideia é fazer tudo acontecer novamente, agora relacionado com este interesse que é a inteligência artificial e a tecnologia. E acontecer ao mesmo tempo para ambas as organizações", explicou Francisco Miranda Rodrigues.
O Bastonário recordou que a OPP é uma jovem, com apenas 15 anos, e que está a assinar o memorando com uma organização muito experiente, com mais de 100 anos, e que "sempre foi um sítio de referência para os psicólogos portugueses".
Já a directora do Departamento de Assuntos Internacionais da APA, Amanda Clinton, referiu que "a vantagem de ter amigos muito novos é que são inovadores, são energéticos, são criativos e são inspiradores". A responsável da APA afirmou ainda que no trabalho que tem sido feito em conjunto com a OPP "temos feito a magia acontecer".
O memorando agora assinado considera que as duas entidades "partilham objetivos mútuos que apelam à colaboração e ao desenvolvimento de iniciativas em psicologia e transição digital, nomeadamente Inteligência Artificial e Realidade Virtual".
Fica ainda definido como objetivo a "promoção do papel da ciência psicológica e dos psicólogos na transição digital" e a defesa de mais psicólogos a "estudar, investigar e trabalhar nessas áreas", bem como a promoção de mais literacia para a população.