Na sessão de abertura estiveram presentes Pedro Ramos (Secretário Regional da Saúde da Secretaria da Saúde da Região Autónoma da Madeira, Pedro Calado (Presidente da Câmara Municipal do Funchal), Francisco Miranda Rodrigues (Bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses) e Renato Gomes Carvalho (presidente da Delegação Regional da Madeira da Ordem dos Psicólogos Portugueses). "Aceito o repto do Bastonário e vou delegar na minha vereadora com esta área para que se materialize, usando o vosso conhecimento e experiência para trabalharmos em conjunto e ajudarmos a população" afirmou o presidente da Câmara Municipal do Funchal, durante esta sessão.
À sessão de abertura seguiram-se vários debates que abordaram temas como "Os desafios e complexidades na prática da psicologia em contexto insular", "Dependências: Que perfis de adição nas regiões insulares?", "Psicologia, Saúde Psicológica e os desafios do futuro".
Foram dois dias de encontro, que decorreu no Centro Cultural e de Investigação do Funchal, onde se juntaram psicólogos de Portugal, Espanha e Cabo-Verde para falar do presente e sobre o futuro.
Notícias nos meios de comunicação social:
- RTP Madeira
- Diário de Notícias da Madeira
Papel relevante dos psicólogos ainda é "mais-valia pouco aproveitada pelas instituições"
"A Autonomia não é apenas um desiderato político mas é também factor psicológico importante"
Aumento da temperatura faz aumentar a violência
Reconhecimento, respeito e valorização
- Jornal da Madeira
Bastonário da Ordem dos Psicólogos destaca importância de unir esforços para enfrentar os desafios
Autonomia, diáspora e cultura definem insularidade
Mais 6% de homicídios por cada grau de aumento de temperatura