
Objectivos:
- Enquadrar a medida de Acolhimento Familiar em Portugal;
- Apresentar a resposta de Acolhimento Familiar da Casa de Lisboa, I.P;
- Refletir sobre o papel do/a psicólogo/a na implementação da medida de Acolhimento Familiar.
O Fórum Temático será dinamizado por Tatiana Torrinhas (CP 11866) e Raquel Trindade (CP 4833) e terá moderação de Raquel Raimundo (CP 41), presidente da Delegação Regional do Sul.
A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição. Faça a sua inscrição aqui.
Tatiana Torrinhas (CP 11866)
Licenciatura em Psicologia da Educação e Orientação Vocacional em 2005, pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e Mestrado Integrado em Psicologia, Aconselhamento e Psicoterapia em 2014, pela mesma Universidade. Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Desenvolve atividade na Casa Pia de Lisboa, no Centro de Educação e Desenvolvimento de Santa Clara, na resposta de Acolhimento Familiar, no âmbito da intervenção com Crianças e Jovens em Risco e Perigo.
Raquel Trindade (CP 4833)
Licenciada em Psicologia, Ramo de Psicologia Clínica, pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve. Bolseira de Estudo por Mérito. Curso de Especialização do Programa de Mestrado em Psicologia, na Área de Psicoterapia e Psicologia da Saúde, na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde. Desde 2021 na Casa Pia de Lisboa, I.P, primeiro como Diretora Técnica de Casa de Acolhimento e do CAFAP e desde setembro de 2022, como Diretora Executiva do Centro de Educação e Desenvolvimento de Santa Clara, que promove respostas de acolhimento residencial e familiar de crianças e jovens, potenciando processos de autonomia e inclusão social. Voluntária ao longo do percurso profissional nas áreas do apoio a vítimas (APAV) e pessoas em situação de sem-abrigo. Durante 15 anos desenvolveu (concomitantemente) psicologia clínica, a nível privado.





















