A inteligência artificial tem despertado muita curiosidade e preocupações em termos do público em geral, e nos psicólogos e estudantes de Psicologia também, naturalmente.
Com a apresentação do PsIA foi importante reforçar que este assistente virtual é uma ferramenta de suporte que responde às questões colocadas pelos psicólogos com base unicamente nos 750 documentos de consulta, todos com o carimbo de qualidade da OPP, e citando sempre a fonte, disponível para consulta.
Conversou-se igualmente sobre a importância da privacidade dos dados, no âmbito da Inteligência Artificial, mas igualmente da literacia e do aumento de competências cruzadas nesta área em clara expansão.
De igual forma, salientou-se que os psicólogos têm um papel fundamental nesta nova era da IA, por serem especialistas no comportamento humano, por serem detentores de toda uma ética e responsabilidade social, e por serem por excelência mediadores de pessoas, o que faz todo o sentido numa área multidisciplinar, de pontes entre conhecimentos.
Conversou-se ainda sobre o medo da classe profissional de ser substituída, reforçando antes a visão do futuro onde irá haver uma ligação complementar entre o psicólogo e as ferramentas de IA, que o poderão assistir e auxiliar na sua função e tarefas. O PsIA é um grande passo para isso, e uma proclamação pública que os psicólogos estão ativamente nesta mudança e evolução.