Ordem dos Psicólogos

Certificação APCER

DRS na apresentação da Avaliação de Impacto do Projeto "Saúde Mental 360º Algarve"

23.abril.2025

Em: Delegação Regional Sul

Ana Filipa Silva, vogal da direção da Delegação Regional do Sul esteve em representação da Ordem dos Psicólogos Portugueses, no passado dia 11 de abril, no Auditório da ULS do Algarve, em Faro, na apresentação da Avaliação de Impacto do Projeto "Saúde Mental 360º Algarve", apoiado pela Fundação Belmiro de Azevedo e por Município de Faro, Câmara Municipal de Loulé e Município de Olhão.

A apresentação dos resultados esteve a cargo de Ricardo Valente Santos, psicólogo e gestor de projetos da Plataforma Saúde em Diálogo, que apresentou a avaliação do impacto social da iniciativa nos primeiros dezoito meses no terreno. Este projeto gerou melhorias transversais no bem-estar mental e na qualidade de vida dos participantes, que mostraram uma grande adesão às atividades - 80.2% dos participantes frequentaram pelo menos 75% das atividades.

A sessão de abertura contou com a presença de Jaime Melancia, Presidente da Direção da Plataforma Saúde em Diálogo, Tiago Botelho, Presidente do Conselho de Administração da ULS do Algarve e Beatriz Pereira, representante da Fundação Belmiro de Azevedo.

O evento contou ainda com a intervenção de Ana Gama, investigadora na Escola Nacional de Saúde Pública (entidade avaliadora do projeto), subordinada ao tema da "Prescrição Social e a importância das redes colaborativas na promoção do bem-estar e sustentabilidade das comunidades".

O painel, subordinado ao mesmo tema, contou a presença dos parceiros do projeto e profissionais de saúde, nomeadamente: Ana Machado, vereadora do Município de Loulé; Carlos Baía, vereador do Município de Faro; Elsa Parreira, vereadora do Município de Olhão; Ana Lopes, diretora técnica do Centro Social Nossa Senhora do Carmo - Fuseta e Rita Abecasis, médica na ULS São José e membro da Rede Prescrição Social Portugal.

A sessão terminou com um momento cultural por parte do Grupo Amador de Cantares do ASAS - Aldeia dos Afetos, pertencente ao Centro de Animação e Apoio Comunitário da freguesia de Alte.