Ordem dos Psicólogos

Certificação APCER

OPP recebe certificado de Mérito Social da ANGES

03.junho.2025

A Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) recebeu, no dia 28 de maio, o certificado de Mérito Social da Associação Nacional de Gerontologia Social (ANGES). O prémio foi recebido pela Bastonária Sofia Ramalho no AGEINGCONGRESS2025 - VII Congresso Internacional Sobre Envelhecimento, em Penafiel.

Sofia Ramalho participou ainda na mesa “Desafios e políticas para um país envelhecido”. “A ideia de envelhecer ativamente implica uma mudança de paradigma. Há alguns anos o envelhecimento era associado à falta de produtividade das pessoas, à inércia. Hoje, há ainda muito a fazer para trazer bem estar e promover a saúde das pessoas mais velhas. Muitas circunstâncias de vida conduzem ao isolamento e há muito pouco acesso a literacia e serviços de saúde para esta fase do desenvolvimento”, afirmou.   A Bastonária recordou que “do ponto de vista das políticas públicas relacionadas com um envelhecimento saudável, a priorização e o papel dos psicólogos são fundamentais”.  

 “A Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano. Por isso, os psicólogos podem ajudar a prevenir problemas de saúde mental comuns nesta idade, a determinar a necessidade ou não de intervir em situações que resvalam para problemas de saúde mental mais graves. É preciso apostar na reabilitação cognitiva e psicossocial dos adultos mais velhos. Muitos trabalhos têm sido feitos nesta área e com resultados brilhantes, que atrasam processos de evolução de demências e de Alzheimer, que são os problemas mais comuns”, explicou Sofia Ramalho.