Ordem dos Psicólogos

Certificação APCER

Faculdade de Psicologia da USC, em Santiago de Compostela

DRN da Ordem dos Psicólogos Portugueses contribui para o debate sobre pobreza e saúde mental

25.fevereiro.2026

Em: Delegação Regional Norte

A Delegação Regional do Norte da Ordem dos Psicólogos Portugueses (DRN-OPP) participou no evento "Unha ollada sobre pobreza e saúde mental", promovido pelo Colexio Oficial de Psicoloxía de Galicia em colaboração com a Facultade de Psicoloxía da USC, realizado na Universidade de Santiago de Compostela, em Santiago de Compostela.

A DRN-OPP esteve representada pelo psicólogo Alexandre Teixeira, cuja participação ocorreu no âmbito da cooperação institucional existente entre a Ordem dos Psicólogos Portugueses e o Colexio Oficial de Psicoloxía de Galicia, reforçando o diálogo profissional na Euro-região Norte de Portugal–Galiza.

Alexandre Teixeira integrou um painel de discussão juntamente com o psicólogo Ricardo Fandiño Pascual, dedicado à reflexão sobre os impactos da pobreza e da exclusão social na saúde mental e sobre o papel da psicologia na construção de respostas sociais mais eficazes.

Na sua intervenção, Alexandre Teixeira destacou a importância de reforçar o contributo da psicologia para a compreensão das desigualdades sociais e para o desenvolvimento de respostas comunitárias capazes de mitigar o impacto da pobreza e da exclusão social na saúde mental. Sublinhou igualmente que os psicólogos têm um papel central na promoção da capacitação das comunidades e no desenvolvimento de estratégias que contribuam para maior coesão social.

Num período pautado por divisões e por clivagens societais, foi também evidenciado que iniciativas como esta demonstram a importância da cooperação entre instituições profissionais, constituindo um exemplo de colaboração e de espírito de entreajuda na construção de comunidades mais resilientes e inclusivas na Euro-região.