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Estágio


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1. Competências-Chave

Exclusivas do exercício da psicologia em termos de conteúdo e de conhecimentos e aptidões necessários à sua aplicação.

A. Definição de objectivos

Definição de objectivos gerais, em função dos objectivos e expectativas pessoais do psicólogo estagiário e características da entidade receptora; definição do contributo potencial do psicólogo estagiário(a).

  • Indique qual a informação recolhida acerca das características e necessidades de intervenção da entidade receptora e respectivo público-alvo; indique as metodologias utilizadas nessa recolha.

  • Proponha e estabeleça objectivos e metas razoáveis e executáveis para o período em causa; especifique critérios e parâmetros para avaliação de resultados.

B. Avaliação Preliminar

Identificação das metodologias psicológicas de observação, avaliação e diagnóstico, adequadas à natureza da entidade receptora e respectivo público-alvo (entrevistas, inquéritos, testes psicológicos e outros instrumentos). Revisão crítica de literatura.

  • Identifique modelos teóricos e métodos de observação e avaliação psicológica adequados à avaliação e diagnóstico individual.

  • Identifique modelos teóricos e métodos de observação e avaliação psicológica adequados à avaliação e diagnóstico de grupos (e.g., grupos de trabalho, equipas, grupos terapêuticos).

  • Identifique modelos teóricos e métodos de observação e avaliação psicológica adequados à avaliação e diagnóstico organizacional (e.g., clima organizacional, cultura organizacional, aspectos comunicacionais).

C. Desenvolvimento

Definição de estratégias e desenvolvimento de actividades com vista à prossecução dos objectivos gerais, com base em teorias, modelos e princípios psicológicos adequados aos objectivos definidos e ao público-alvo.

  • Elabore o(s) modelo(s) e método(s) a aplicar e actividades a desenvolver em função do público-alvo e/ou situação; análise as respectivas limitações em função dos contextos e condições de aplicação.

  • Justificação da proposta: avalie a validade, aplicabilidade, fiabilidade da estratégia e actividades definidas, em função dos contextos e condições de aplicação.

  • Calendarize o plano de intervenção (com especificação de modelos e métodos e apresentação sequencial de tarefas/ actividades a desenvolver, respectiva duração) adequado aos objectivos definidos, e em função dos contextos e condições de aplicação. Descreva as fases de implementação do plano de intervenção.

D. Avaliação

Avaliação do plano de intervenção implementado. Reflexão sobre resultados alcançados e competências adquiridas.

  • Estabeleça parâmetros de avaliação que incluam critérios emergentes do plano de intervenção implementado e dos objectivos estabelecidos, em função dos contextos e condições de aplicação.

E. Bibliografia Utilizada

  • Indique, no máximo, cinco referências bibliográficas.

2. Competências Profissionais

Partilhadas com outros profissionais e prestadores de serviços, dizem respeito a requisitos para boa gestão e desenvolvimento de carreira.

  • Indique um modelo/estratégia para a prática da profissão, com base numa reflexão crítica da situação profissional actual e competências do/a psicólogo/a.

  • Escolha um plano de actualização e desenvolvimento das competências, conhecimentos e aptidões, de acordo com as modificações e desenvolvimentos do estado da arte, no estatuto e requisitos da profissão e nas normas nacionais e europeias.

  • Indique um plano para o estabelecimento e manutenção de relações com outros psicólogos/as e profissionais de outras áreas de conhecimento, bem como com organizações e entidades relevantes.

  • Indique qual o contributo potencial para o desenvolvimento de novos modelos, conhecimentos e aptidões, com base na experiência adquirida e na análise de necessidades decorrente da prática profissional.

  • Indique estratégias para o estabelecimento e manutenção de relações profissionais com potenciais utilizadores da Psicologia, monitorização das necessidades, identificação de oportunidades de intervenção.

  • Indique as principais estratégias que permitam assegurar a qualidade da prática profissional.

  • Planifique momentos de auto-reflexão crítica acerca das competências e aptidões detidas e da prática profissional enquanto elemento-chave da competência profissional do/a psicólogo/a.

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Formação

  • Faculdade/Universidade/Instituição onde se formou:
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