Espaço OPP Desenvolvimento Profissional

Logo

Objectivos e Destinatários

O EODP é um programa totalmente gratuito para os membros efectivos e tem como objectivo o apoio à empregabilidade, à gestão de carreira e à construção de projectos profissionais dos psicólogos.

É destinado a todos os Membros Efectivos, independentemente da sua situação profissional, que procurem potenciar a sua empregabilidade para a (re)integração profissional, (re)equacionar o percurso de carreira, transformar as ideias em projectos ou criação do próprio emprego.

Inscrições

A inscrição deve ser feita mediante o preenchimento do questionário disponível aqui

Após a inscrição haverá um contacto, no prazo de 15 dias, por parte do Técnico OPP, para o agendamento de uma sessão de acolhimento, informação, diagnóstico e encaminhamento.

Funcionamento

O Espaço OPP Desenvolvimento Profissional irá funcionar, à medida das solicitações, em cada uma das 5 Delegações Regionais [Norte (Porto), Centro (Coimbra), Sul (Lisboa), Madeira (Funchal) e Açores(Ponta Delgada)]. 

Sempre que justificável, por forma a responder às necessidades dos membros efectivos residentes fora dos distritos das Delegações Regionais, prevê-se descentralização das sessões do Espaço OPP Desenvolvimento Profissional.

O Espaço OPP Desenvolvimento Profissional desenrola-se tendo em conta as seguintes fases:

 

Logo

 

Tutoria Inicial - sessão de tutoria com Técnico OPP para acolhimento, informação, diagnóstico e encaminhamento, procurando responder às necessidades dos Membros Efectivos. O encaminhamento pode prever sessões de consultoria em grupo, individuais, sessões de tutoria, realização de fóruns, participação em encontros e/ou encaminhamento para formação;

Ler Mais
  • Os participantes iniciam o Espaço OPP desenvolvimento profissional com uma sessão de tutoria com Técnico OPP para elaboração de um Plano de Acompanhamento Individual, identificando-se as necessidades dos Membros Efectivos e realizando-se o respectivo encaminhamento. 
  • Nesta primeira sessão realiza-se uma análise curricular (assim como da inscrição e do balanço de competências preenchidos anteriormente) e exploram-se os objectivos do participante, procurando-se de seguida apresentar os possíveis percursos/momentos do Espaço OPP Desenvolvimento Profissional e ajustar as expectativas. 
  • Como resultado desta primeira fase são sugeridas uma série de acções/actividades ajustadas ao participante, com vista à preparação das sessões que irá ter com os consultores. 
  • São comuns sugestões para a melhoria do Linkedin, a exploração de determinadas áreas emergentes da psicologia, identificação de oportunidades de formação (onde se inclui a atribuição de um crédito de 100€ para usufruir em formação OPP, para Psicólogos desempregados), identificação de formas de acesso a estágios/ofertas de emprego, realização de pitching (autopromoção ou de projectos), a melhoria do CV (e cartas de candidatura, cartas de motivação, portefólios profissionais, cartões de visita, …), a criação de um currículo criativo (ou one page profile), a pesquisa de fontes de financiamento (Portugal 2020, Fundação Salvador, BPI Capacitar, Programa Escolhas, …), a pesquisa e teste do modelo CANVAS, realizar uma análise SWOT, etc. 
  • O encaminhamento realizado no final desta sessão pode incluir sessões em grupo (Marketing Pessoal e Profissional, Projectos e Modelo de Negócios e Coaching para a Carreira - em 2016 será integrada mais uma sessão com o tema “Áreas Emergentes da Psicologia”), sessões individuais com consultores especializados (em que a atribuição de consultor especializado é realizada por um sistema de correspondência entre as áreas de especialização dos consultores e os objectivos dos participantes) e sessões individuais com o técnico OPP em que, por defeito, têm esta sessão inicial para diagnóstico e encaminhamento e outra de balanço após a primeira sessão com consultor especializado, podendo haver lugar a outras sessões se necessário.

 

Consultoria em grupo - sessões de consultoria em pequeno grupo sob as temáticas de Marketing Pessoal e Profissional, Projectos e Modelos de Negócios, Áreas Emergentes da Psicologia e Coaching para a Carreira.

Ler Mais
  • A sessão de Marketing Pessoal e Profissional, centra-se em levar os participantes a repensarem as suas estratégias para o aumento das suas competências de empregabilidade, gestão de carreira e/ou implementação de projectos e aprofundar algumas temáticas como: curriculum vitae, (e)portefólio, piching, branding, networking, redes sociais, candidaturas, entrevistas, entre outras, sempre adaptadas ao perfil do grupo. 
  • A sessão de Plano e Modelo de Negócios, centra-se nas questões do empreendedorismo abordando: Desenvolvimento da Ideia, constituição de empresas, fontes de financiamento, o modelo de negócios (ex. CANVAS), entre outras temáticas que podem surgir por parte do grupo. 
  • A sessão de Áreas Emergentes da Psicologia centra-se na discussão e apresentação das novas tendências da psicologia, oportunidades de empregabilidade, áreas fronteiriças da psicologia com outras áreas profissionais, novas formas de prestar serviços psicológicos, diversificação dos contextos de intervenção, prevenção e promoção da saúde psicológica, práticas e serviços baseados na tecnologia, nichos de mercado, intervenção em contextos não convencionais, ), entre outras temáticas que podem surgir por parte do grupo.
  • A sessão de Coaching para a Carreira, procura apoiar o participante na organização dos seus objectivos e plano de acção, fomentando: o autoconhecimento e o conhecimento do “mercado” promovendo-se a aptidão para a tomada de decisão sobre o(s) seu(s) objectivo(s), a construção clara desses objectivos, o delinear de um plano de acção, a antecipação dos desafios, a análise dos recursos necessários, e dos recursos que possuem e a orientação para a acção.

 

Consultoria Individual - Sessões de consultoria individuais com consultores especializados nas áreas profissionais de interesse do membro efectivo.
Ler Mais
  • A sessão individual com consultor especializado (cujo perfil foi previamente associado aos objectivos do participante), visa o acompanhamento mais próximo do projecto profissional do participante, onde o consultor tem uma tarefa muito importante (numa vertente de coaching ou mentoring) na análise/validação deste projecto, no apoio à melhoria do plano de acção, no apoio à antevisão dos desafios que o futuro reserva no projecto em questão, no aconselhamento de como superar esses desafios, no aconselhamento dos caminhos a tomar, no aumento da rede de contactos, na resposta a questões e necessidades de teor mais técnico, etc.

 

Tutoria de Balanço - sessões de tutoria com Técnico OPP para balanço e (re)encaminhamento

Fóruns - fóruns de discussão/intervisão sobre temáticas relevantes nas diversas áreas de especialidade da psicologia

Encontros - encontro de Participantes do Espaço OPP Desenvolvimento Profissional, fomentando a troca de experiências e partilha de ideias e a realização de uma mostra de projectos.

Encaminhamento para formação (a definição de encaminhamento para Formação, poderá incluir um crédito de 100€ de formação OPP para Psicólogos desempregados)

Follow up – acompanhamento a 3 e 6 meses que visa auscultar o desenrolar dos projectos profissionais, fazer novo levantamento de necessidades e verificação da situação profissional actual.

 

Junte-se a nós no Linkedin:  LinkedIn