35ª Conferência da International School Psychology Association

Sessão de Abertura reuniu mais de 400 psicólogos escolares

18.julho.2013

Arrancou ontem a mais importante conferência internacional de psicologia escolar, que irá decorrer no Porto até ao próximo dia 20. O evento está a ser organizado em conjunto pela Ordem dos Psicólogos Portugueses e pela ISPA.

Durante a Sessão de Abertura, que se realizou no Mosteiro São Bento da Vitória, Telmo Mourinho Baptista, Bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), defendeu que a psicologia escolar é “importante para o desenvolvimento da criatividade nas crianças que assim se tornarão adultos com melhores competências”. “Está claro na nossa sociedade que muitas das velhas soluções já não funcionam. É crucial desenvolver formas criativas de resolver problemas, permitindo uma maior flexibilidade, recusando modelos únicos, adaptando a realidades diferentes, encontrando soluções locais e promovendo uma maior participação dos cidadãos”. “Num mundo de recursos limitados é preciso demonstrar que a intervenção psicológica faz sentido e é a melhor escolha”, concluiu.

Já Jurg Foster, presidente da Associação Internacional de Psicologia Escolar, defendeu a importância do papel dos psicólogos escolares e lembrou que, tal como a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) tem defendido, “não há recuperação económica sem uma boa saúde mental”. Segundo o responsável máximo da mais conceituada associação de psicologia escolar, “em tempos de crise económica e de cortes orçamentais, a necessidade dos serviços de psicologia escolar é questionada por muitos políticos que ainda não perceberam que não há recuperação económica sem uma boa saúde mental”. Jurg Foster acrescentou ainda que “como as crianças são o futuro das nossas sociedades, pelo que desenvolver a sua criatividade é um factor chave para a educação. E aí os psicólogos escolares podem ter um papel importante”.

Por último, Vítor Coelho, membro da Direcção da OPP e Presidente da Comissão Organizadora da 35ª Conferência da International School Psychology Association, sublinhou a importância do evento e adiantou estarem inscritos aproximadamente 450 psicólogos de mais de 40 países.