Reunião com representante dos pais e dos directores de agrupamentos

OPP promove psicologia escolar

04.Outubro.2013

Seguindo a estratégia de defesa e promoção da Psicologia Educacional, a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) reuniu, no Porto, durante os dias de ontem e hoje com as direcções da Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP) e com a Associação Nacional de Directores de Agrupamento e Escolas Públicas (ANDAEP).

Estas reuniões foram realizadas a pedido da OPP para discutir a falta de cobertura de psicólogos na rede escolar e solicitar a colaboração destas instituições na definição do perfil de atribuições do psicólogo em contexto escolar.

Em ambas as reuniões ficou marcado o interesse em aprofundar intervenções conjuntas futuras, incluindo o envolvimento de outras associações na reflexão e acção sobre as medidas de política educativas.

A ANDAEP partilhou a preocupação da OPP sobre a reduzida cobertura de psicólogos nas escolas e sublinhou que o feedback dos seus associados coincide com a posição da Ordem de que o trabalho do psicólogo na escola não constitui um gasto, mas sim uma poupança de recursos no curto e médio prazo.

A ANDAEP acrescentou ainda que este feedback é muito constante entre os seus associados, bem como a preocupação com a falta de cobertura.