Mensagem da Ordem dos Psicólogos Portugueses

Dia Mundial do Combate ao Bullying

20.outubro.2014

Nesta altura do ano, os pais ajudam os filhos a arrumar a mochila, os livros e todos os materiais necessários para começar o novo ano lectivo “com o pé direito”. Mas, no regresso à escola também é importante pensar na saúde psicológica das crianças que, para além de excitadas e entusiasmadas, também podem ficar apreensivas com todas as mudanças que as aulas, os professores e os colegas novos trazem.

Procure passar algum tempo a conversar com o seu filho e tente saber como lhe correu o dia. Se já tentou fazer esta pergunta e só recebeu um “bem” como resposta, não desista. Faça perguntas sobre as várias actividades ou momentos do dia, por exemplo: “O que é que mais/menos gostaste de fazer hoje?”, “Ao que é que brincaste no intervalo da tarde?” ou “A tua Professora hoje estava bem-disposta?”. E fale sobre o seu dia também, tornando o diálogo aberto com o seu filho um hábito.

Esteja atento a sinais de bullying. O bullying é um comportamento intencionalmente agressivo e humilhante, que ocorre repetidamente e que pode incluir ameaçar, espalhar boatos, atacar alguém fisicamente (bater, arranhar, cuspir, roubar ou partir objectos) ou verbalmente (chamar nomes, provocar, dizer às outras crianças para não serem amigas de uma delas, fazer troça) ou excluir alguém do grupo propositadamente.

Encoraje o seu filho a expressar os seus sentimentos, a dizer “não” quando se sente desconfortável ou pressionado, a não reagir com violência, mas a abandonar as situações em que se sinta em perigo e a pedir ajuda.

Alguma ansiedade no início do ano escolar é normal e passa após os primeiros dias ou semanas. No entanto, se lhe parece que o seu filho continua ansioso ou triste, procure ajuda e encontreumasaída.pt.