Curso OPP para formadores

1.000 Psicólogos para situações de catástrofe

28.Outubro.2014

Realizou-se recentemente o primeiro curso para formadores no âmbito do programa “1.000 Psicólogos para situações de catástrofe”. Esta iniciativa, que é mais um contributo cívico da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) e que surge após a assinatura do protocolo com a Autoridade Nacional da Protecção Civil (ANPC), tem como objectivo preparar Psicólogos para actuarem numa situação de catástrofe.

A formação foi dada pela conceituada psicóloga Patricia Watson, que trabalha nos Estados Unidos da América no National Center for PTSD e no National Center for Child Traumatic Stress, sendo ainda Professora Auxiliar na Dartmouth Medical School (Department of Psychiatry) e Directora-Adjunta do programa de terrorismo e desastres norte-americano.

Rui Ângelo, Psicólogo e Chefe do Núcleo de Segurança e Saúde da Autoridade Nacional de Protecção Civil, foi outro dos formadores, assim como Márcio Pereira, também psicólogo e responsável nacional do Centro de Apoio Psicológico e Intervenção em Crise do Instituto de Emergência Médica (INEM).

De salientar, por último, que brevemente serão abertas as inscrições para a formação e criação de uma bolsa de Psicólogos a nível nacional, que será constituída por profissionais devidamente preparados para actuar em situações de catástrofe. Brevemente, serão comunicadas mais informações referentes a este tema.