Conferência OPP

Lançamento "Prémio Healthy Workplaces - Locais de Trabalho Saudáveis"

23.março.2015

A Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) vai realizar no próximo dia 31 de Março, das 9h30 às 13h30, no Centro Cultural de Belém (Lisboa), na Sala Almada Negreiros, a Conferência de Apresentação do Prémio Healthy Workplaces - Locais de Trabalho Saudáveis.

Esta iniciativa contará com a presença, do Bastonário da OPP Telmo Mourinho Baptista, de Pedro Pimenta Braz, Inspector-geral da Autoridade para as Condições do Trabalho, de Christa Sedlatschek, Directora da Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho, de Samuel Antunes, Vice-Presidente da Ordem dos Psicólogos Portugueses, de Emília Telo, da Autoridade para as Condições do Trabalho, de Saul Neves de Jesus, da Universidade do Algarve, de Pedro Rosa da Ilumina e José Magalhães do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Com este prémio a OPP pretende reconhecer e distinguir as organizações portuguesas com contributos notáveis e inovadores para a segurança, o bem-estar e a saúde (física e psicológica) no local de trabalho, bem como promover o papel da Psicologia e dos Psicólogos no contexto das organizações. Como tal, irá agraciar organizações que mais tenham, efectivamente, demonstrado um forte empenho e uma abordagem participativa na gestão dos riscos psicossociais e da saúde ocupacional.

Programa:

9h30h – Sessão de Abertura
Telmo Mourinho Baptista, Bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses

Pedro Pimenta Braz, Inspector-geral da Autoridade para as Condições do Trabalho

10h00 – Conferências

"Riscos Psicossociais: Prevenir para ganhar" - Samuel Antunes, Vice-Presidente da Ordem dos Psicólogos Portugueses

"A Gestão dos Riscos Psicossociais em contexto Laboral: Campanha Europeia 2014-2015" - Emília Telo, Autoridade para as Condições do Trabalho

"O Papel da Liderança na Saúde Organizacional" - Saul Neves de Jesus, Universidade do Algarve

11h45 – Coffee Break

12h00 – Práticas

"Construção de locais de trabalho saudáveis: a experiência da Ilumina" - Pedro Rosa, Ilumina

"Avaliação de Riscos psicossociais: A experiência do INE" - José Magalhães, Instituto Nacional de Estatística

13h00 – Apresentação do Prémio Healthy Workplaces - Samuel Antunes

13h15 – Debate e Encerramento

Para se inscrever nesta conferência de dia 31 de Março, clique aqui. As inscrições são gratuitas e limitadas.