Ordem dos Psicólogos

Certificação APCER

Estigma social afecta 75% das pessoas com problemas de Saúde Psicológica

Dia Mundial da Saúde Mental

10.outubro.2015

"Os problemas de Saúde Psicológica não definem quem somos ou o que podemos fazer. Não são a nossa vida. Não são a nossa história. Apenas parte dela. Como outros problemas, têm solução. Não tenha medo de falar. Procure ajuda. Um Psicólogo pode ajudar".

Embora nos últimos anos tenhamos aprendido a aceitar e não discriminar pessoas com SIDA ou com cancro, por exemplo, o mesmo não aconteceu relativamente às pessoas com problemas de Saúde Psicológica. O preconceito e o estigma continuam a envolver a Saúde Psicológica: porque existe um grande desconhecimento sobre as causas e as características dos problemas de Saúde Psicológica; porque são muitas vezes invisíveis (não se veem como uma perna partida!); porque se manifestam através de comportamentos, pensamentos e sentimentos que achamos que todos têm obrigação de controlar; porque existe a ideia generalizada que são "apenas fases" ou que "vão passar"; porque o nosso vocabulário usa linguagem estigmatizante que serve para reforçar esses estereótipos ("aquele é maluco").

O estigma social passa pela existência de estereótipos comuns como o facto das pessoas com problemas de Saúde Psicológica serem perigosas, incompetentes, exageradas, desesperadas por atenção ou culpadas pelo problema. Por sua vez, estes preconceitos geram discriminação.
Se o estigma social afecta 75% das pessoas com problemas de Saúde Psicológica, o auto-estigma afecta a maior parte, senão todas as pessoas que experienciam este tipo de problemas.

O auto-estigma é o processo pelo qual esperamos ser discriminados pela sociedade e que, por sua vez, faz com que desenvolvamos crenças preconceituosas e erradas sobre nós mesmos, interpretando e desvalorizando as nossas experiências de acordo com aqueles que são os preconceitos sociais prevalentes. Ou seja, é quando acreditamos que nós próprios e o nosso problema de Saúde Psicológica é aquilo que os outros dizem.

Por causa disso podemos sentir vergonha, evitar estar com outras pessoas, acreditar que não somos capazes, negar a nós próprios oportunidades fundamentais para atingir os nossos objectivos (por exemplo, não nos candidatarmos a determinado emprego) ou não procurar a ajuda de que precisamos para ultrapassar o problema, nomeadamente serviços de Psicologia.

Não tenha medo de falar. Procure ajuda. Um Psicólogo pode ajudar.

www.encontreumasaida.pt