Ordem dos Psicólogos

Certificação APCER

Assinado protocolo de colaboração entre a DGE e OPP

Ministério da Educação disponibiliza 30 ME para contratar Psicólogos

24.Novembro.2015

À margem do “III Seminário de Psicologia e Orientação Escolar”, que decorreu em Lisboa no dia 20 e 21 de Novembro, foi anunciado a utilização de 30 ME provenientes de fundos comunitários para contratar mais psicólogos.

Em declarações durante a cerimónia de Encerramento do evento, o Director geral da Educação, José Vítor Pedroso, afirmou que estão reservadas verbas do Programa Operacional de Capital Humano, para contratar, formar e adquirir materiais para psicologia em contexto escolar, de forma a atingir o objectivo de um psicólogo para cada 1.100 alunos. Actualmente existem cerca de 775 psicólogos para um milhão e duzentos mil alunos, havendo casos em que há apenas um psicólogo para 2.000 alunos. Com estes fundos atribuídos pretende-se inverter o panorama e avançar com as acções necessárias já no início do próximo ano.

De acordo com o estipulado no protocolo de colaboração assinado, a OPP irá auxiliar o DGE a identificar os materiais mais adequados ao trabalho dos psicólogos em contexto escolar e acreditar e certificar as ações de formação a realizar pela DGE, formação essa que integra uma componente de supervisão. A DGE compromete-se a colaborar com a OPP na disponibilização de estágios de acesso à ordem. Também está prevista a criação de uma plataforma para registo da atividade dos psicólogos. À OPP compete ainda disponibilizar e actualizar uma lista das provas psicológicas disponíveis em Portugal, com especial interesse na área da educação, para suportar e apoiar a aquisição de instrumentos para os psicólogos, por parte das escolas e da DGE.