No âmbito destas reuniões é feita: (1) apresentação do programa da OPP "Healthy WorkPlaces- Locais de Trabalho saudáveis" ; (2) divulgação do plano para intervenção psicológica em situações de catástrofe desenvolvido pela OPP em articulação com o Instituto Nacional de Protecção Civil e o Instituto Nacional de Emergência Médica e (3) discussão sobre as possibilidades de implementação e/ou ampliação de serviços de psicologia que promovam saúde e qualidade de vida na área do município, de acordo com a as suas potencialidades e especificidades.
A OPP pretende, assim, constituir-se como mediador na amplificação de recursos ao nível técnico, estimulando a criação de estágios e integração de psicólogos, garantido a especificidade da intervenção psicológica.
Nesta linha, é averiguada a possibilidade de estabelecimento de protocolo entre as Câmaras Municipais e OPP no âmbito desta iniciativa. Até este momento foram realizadas reuniões com as autarquias de Idanha-a-Nova, Castelo Branco, Oleiros e Figueira da Foz. Como resultado destas reuniões encontra-se em preparação protocolo a estabelecer entre a OPP e os municípios. Encontram-se agendadas para 26 de Fevereiro reuniões com as Câmaras Municipais de Seia, Covilhã e Guarda.
Sendo o poder local uma referência para entidades organizacionais públicas e privadas, consideramos que se trata de um assunto estratégico de elevada pertinência.