Campanha "Escola SaudávelMente"

As Escolas portuguesas empenham-se na promoção da Saúde Psicológica Escolar?

12.Abril.2017

A Campanha "Escola SaudávelMente", lançada pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), pretende assegurar que todos os alunos têm oportunidades de desenvolvimento cognitivo, social e emocional. De forma a apoiar os vários profissionais de educação e todos os agentes educativos, a OPP disponibiliza o site www.escolasaudavelmente.pt, o qual integra um repositório de informação e de recursos sobre saúde psicológica e sucesso educativo para alunas/os (crianças e adolescentes), pais, professoras/es, diretoras/es, psicólogas/os da educação e assistentes operacionais.

Paralelamente a esta campanha, a OPP criou também o Selo "Escola SaudávelMente" – Boas Práticas em Saúde Psicológica e Sucesso Educativo, que pretende reconhecer e distinguir as escolas portuguesas, cujas políticas e práticas educativas, demonstram um compromisso forte e efectivo com a promoção do desenvolvimento, da aprendizagem, e da saúde psicológica de toda a comunidade educativa.

Os Agrupamentos/Escolas, públicas ou privadas, são desta forma convidadas a submeterem a sua candidatura ao Selo "Escola SaudávelMente" – Boas Práticas em Saúde Psicológica e Sucesso Educativo. Após a submissão da candidatura, as políticas e práticas educativas na promoção do desenvolvimento, da aprendizagem, do comportamento e da saúde psicológica da comunidade escolar serão avaliadas por um júri (a anunciar brevemente). Esta avaliação será feita através da análise de uma Checklist disponível online e que pretende ser, simultaneamente, uma lista de verificação e um instrumento de melhoria institucional, estimulando a autoavaliação das escolas acerca das suas estratégias, práticas e atividades.

O processo de candidatura ao Selo "Escola SaudávelMente" é feito através de uma plataforma eletrónica em www.escolasaudavelmente.pt , aceitando-se candidaturas até ao prazo limite de 30 de Abril de 2017.

Os Selos "Escola SaudávelMente" serão atribuídos numa cerimónia a realizar no dia 2 de Junho de 2017, que contará com a presença de João Costa, Secretário de Estado da Educação (brevemente anunciado).

Mais informações agradecemos o envio de email para escolasaudavelmente@ordemdospsicologos.pt